Com apenas 18 anos Bordon se tornou o capitão mais jovem a levantar um troféu pelo São Paulo

Fonte Gazeta Esportiva
Os jogadores do São Paulo em pé (da esquerda para a direita): Mona, o goleiro Rogério Ceni, Nélson, Bordon e Ronaldo Luís – Agachados: Pavão, Catê, Toninho, Pereira, Denílson e Caio, antes da partida contra o Penãrol, do Uruguai, válida pela final da Copa Conmebol de 1994 (Foto: Acervo/Gazeta Press)
A faixa de capitão de um clube de futebol normalmente é destinada ao jogador mais experiente do grupo. Entretanto, em 1994, um garoto de 18 anos teve a responsabilidade de assumir o cargo e liderar o time durante um campeonato inteiro. Trata-se do zagueiro Bordon, que se tornou o capitão mais jovem a levantar um troféu pelo São Paulo.

Devido ao calendário apertado e o sonho de vencer o Campeonato Brasileiro daquele ano, o técnico Telê Santana resolveu não enviar nenhum titular para a disputa da Copa Conmebol, uma espécie de Copa Sul-Americana da época, que seria disputada nos meses de novembro e dezembro. Nem mesmo o treinador foi. O então auxiliar-técnico Muricy Ramalho que dirigiu a equipe.

LEIA TAMBÉM: Relembre as últimas dez camisas listradas do São Paulo

Com isso, o elenco foi formado por diversos garotos, como Rogério Ceni, Denílson, Juninho Paulista, Bordon, entre outros.
O primeiro desafio foi contra o Grêmio, vencido pelo São Paulo nos pênaltis, após dois empates em zero a zero. Já nas quartas, o adversário foi o Sporting Cristal, do Peru. Depois de uma vitória por 3 a 1 e um empate sem gols, o Tricolor avançou para encarar o Corinthians na semifinal.
Enfrentando um time recheado de jogadores experientes, a garotada do São Paulo surpreendeu mais uma vez, derrotando os rivais nas penalidades e se classificando à grande final.

No primeiro jogo da decisão, o São Paulo goleou o Peñarol por 6 a 1. Já na volta, foi superado por 3 a 0, mas a derrota não foi suficiente para tirar o título do time brasileiro, que no agregado venceu por 6 a 4.
O triunfo ficou marcado na história são-paulina. O elenco vencedor ficou conhecido como “Expressinho”, uma referência ao “Expresso da Vitória”, apelido dado ao time do Vasco. Além disso, foi o primeiro título de Muricy Ramalho como treinador.
São Paulo, Bordon, Capitão, Troféu, SPFC
Avalie esta notícia: 7 0
VEJA TAMBÉM
- EXCLUSIVO: R$ 1,8 Bilhão investidos no São Paulo? Houve reunião com Massis e contamos tudo!
- Negócio avançando! São Paulo negocia aporte de milhões com banco e fecha patrocínio milionário na camisa.
- São Paulo enfrenta o Millonarios na Sul-Americana: onde assistir, prováveis escalações
- São Paulo registra aumento astronômico após chegada de Dorival Júnior
- AGORA: Confira a primeira coletiva de Dorival Júnior AO VIVO!


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Sudamericana

Ter - 21:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Millonarios
Millonarios
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net