Osvaldo Pangrazio, médico da Conmebol, disse em entrevista ao portal LanceNet que foram reunidas através de reuniões por videoconferência os protocolos de ordem sanitária mais adequados como prevenção.
"É muito importante para saber quais são os primeiros passos que precisamos dar fazendo esse protocolo médico a médio e longo prazo para a proteção de nossos atletas e de todos que compõem o futebol respeitando os critérios dos Ministérios da Saúde de cada país"
A Conmebol se move juntos às confederações pra retornar os campeonatos o quanto antes entendendo as necessidades e situações de cada país e clube separadamente. É uma situação de dimensão global mas que precisa ser estudada caso por caso para criar ações de funcionalidade coletiva.
Por enquanto, a Sul-Americana, as Eliminatórias ainda estão com datas suspensas e sem previsão, considerados em "modo de espera" mas recebendo atenção diária de todos os setores e envolvidos.
Já sobre a Libertadores, há um cuidado especial pela necessidade de mais datas e jogos e a intenção é que o retorno seja em Junho, mas não há definição certa.
Estaduais deveriam ser igual Copa do Mundo. Grupos e em 30 dias acabaria. Na sequencia libertadores 1 país sede , grupos e 30 dias acabaria , A Sulamericana com times que nao estao na libertadores mesma formula. Copa do Brasil formato Copa do Mundo ...até aí em 4 meses já se fizeram 4 torneios por fim Brasileirão com 1 turno só. Se bobiar sobraria calendário. O campeonato feminino deveria ocorrer junto com Brasileirao nos mesmos dias em horário que antecede ao do masculino para ter publico e incentivar. Times eliminadas numa 1 fase do Estadual disputaria um torneio prata no mesmo formato como repescagem para não cairem.