Torcedores São-paulinos se dividem entre dinizmo e dinizismo: qual é o certo?

Durante a pausa forçada do futebol, torcedores criam dúvida sobre como exaltar os métodos do treinador do São Paulo. LANCE! ouve opinião de especialistas

Fonte LANCE!Net
Fernando Diniz está em alta no São Paulo - FOTO: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Dinizmo ou dinizismo? Qual é o termo correto para definir os métodos de Fernando Diniz, técnico do São Paulo? Durante a pausa forçada do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, os torcedores do clube criaram o debate bem-humorado nas redes sociais e o LANCE! ouviu especialistas na língua portuguesa para tirar a dúvida.
Na verdade, trata-se de um neologismo, que é o emprego de palavras novas, sem registro formal. Não há, portanto, uma opção 100% correta. Os profissionais buscados pela reportagem, porém, foram unânimes ao dizerem que dinizismo faz mais sentido do que dinizmo linguisticamente. Mas há quem defenda até uma terceira via: o dinicismo.

LEIA TAMBÉM: São Paulo: negociação trava, e clube pode ficar sem patrocínio de R$ 17 milhões

- Olha, nesse caso não tem nenhuma dúvida: o que faz sentido na língua é “dinizismo" (inicial minúscula, porque se está criando um substantivo comum), com o sufixo -ismo aplicado ao nome. Como em “sebastianismo”, “lulismo” etc. “Dinizmo” é coisa de quem ouviu o galo cantar bem longe - opinou Sérgio Rodrigues, jornalista, escritor, colunista da Folha de S.Paulo e referência em língua portuguesa.
Veja outras opiniões:
Raul Drewnick, jornalista, escritor e ex-revisor do Estadão
Eu pesquisei, pesquisei e, se fosse apostar em uma forma, seria dinicismo (que causaria espanto). Cheguei a isso por analogia com palavras cujo "z" final se transforma em "c", como capaz=capacíssimo, sagaz=sagacíssimo. Dinizismo parece mais defensável que dinizmo. Parece que muitas palavras se formaram meio à margem das normas e acabaram consagradas pelo uso e dicionarizadas. Nudismo e mutismo são exemplos dessa zorra: uma conservou o d da raiz, a outra mudou o d para t. Então, d(t)urma-se com um barulho desses.
Karla Duarte, professora de português da escola Carandá VivaVida, formada em Letras-Português pela FFLCH-USP
O correto seria dinizismo, porque o -ismo é um sufixo que a gente agrega à raiz da palavra para identificar modo de agir de alguém, por exemplo. Ao falar "modismo", você pega a palavra "moda" e acrescenta o -ismo no fim. "Fordismo" era a produção industrial no modelo de Ford. Como coincidentemente o nome do Fernando Diniz tem um "iz" no fim, as pessoas ficam na dúvida com o dinizmo, mas aí a gente cortaria um pedaço do sufixo. Então o correto é dinizismo mesmo.
Valdomiro Neto, jornalista e ex-editor do LANCE!
?Suponho que o sufixo certo seja "ismo" não "mo". Por correspondência: guardiolismo, fordismo, nativismo, tenentismo; etc.. O termo não tem registro formal, mas o correto, acho, é seguir a formação de outras palavras assim. Portanto, seria dinizismo.

Diniz lê durante a pausa dos torneios - Divulgação/São Paulo FC
Em uma enquete promovida pela reportagem no Twitter, a maior parte dos torcedores escolheu o dinizismo como opção correta.

De qualquer forma, a brincadeira evidencia que a opinião de boa parte da torcida são-paulina sobre o treinador mudou. Se ele terminou o ano passado bastante contestado e chegou a ser xingado por vários são-paulinos no Morumbi no empate sem gols com o Corinthians, já em 2020, agora a maioria se coloca ao seu lado e até o clube não se furta ao defendê-lo com publicações institucionais.
Antes da pausa das competições, o São Paulo conseguiu boas vitórias contra LDU (3 a 0) e Santos (2 a 1), no Paulistão e na Libertadores, e tinha boas perspectivas nas duas frentes.
São-paulo, Torcedores, Dividem, Dinizmo, Dinizismo, SPFC
Avalie esta notícia: 6 1
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo
- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026



Comentários

izael nunnyz
2 1
20/03/2020 14:57:30

Vi q tem gente q gosta de criticar, pocha deixar a postagem, se não gosta, não leem e pronto!

yendur
2 0
20/03/2020 13:57:47

Passa no posto ipiranga k

jorge freire
3 1
20/03/2020 09:27:31

Exatamente por isso que eles partiram. Para este. Tema nao acrescenta nada mais completa tempo nada alem disso ate interessante. Nesta quarentena

edson paulo silva
4 0
20/03/2020 08:54:12

Espero nao ler mais estes posts , pois isso só faz aumentar essas convwrsar bestas e de MKT PEQUENO....

edson paulo silva
5 0
20/03/2020 08:52:19

Meu Dwus para com essa palhaçada , que atraso !!! Como tem jeito besta , isso é marketing besta. Acaba com essa palhaçada e deixa os tecnicos trabalharem. Nao existe isso de DInizinmo , diz que diz e nao diz....Vao procurar o que fazer , midia mais besta...

flavio marin filho
2 3
20/03/2020 08:30:51

Entendo, mas não adianta reclamar de falta de assunto moçada ... Nao esta rolando nada, vai ser isso ai

jose feitosa
8 1
20/03/2020 08:05:02

O Diniz é um bom tecnico e tá fazendo um ótimo trabalho, inclusive ressuscitou o pato e tomara que o Pablo também, mas materiazinha é muito ****** proprio de quem nãp tem o que falar.

moacir carlos sampaio silva
9 0
20/03/2020 08:02:09

Puta falta de assunto!!!

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net