Jean pode voltar para o Brasil? preso nos EUA, goleiro responderá por violência doméstica de acordo com as leis do estado da Flórida

Fonte UOL
Departamento de Correções do Condado de Orange publicou ficha de Jean
Imagem: Orange County Public Records

Preso nos Estados Unidos acusado bater na esposa, o goleiro Jean, do São Paulo, responderá por violência doméstica de acordo com as leis do estado da Flórida mesmo sendo brasileiro. Ele passava férias em Orlando (Flórida), quando a mulher, Milena Bemfica, postou vídeos afirmando ter sido agredida pelo atleta com o rosto machucado.

A situação de Jean é semelhante à de qualquer cidadão americano, mesmo tratando-se de um turista no país, mas há brechas que podem favorecer o acusado por ser estrangeiro. O UOL Esporte conversou com o advogado Maurício Ejchel, especialista em direito internacional, que explicou o que pode acontecer se o caso seguir na Justiça americana.

LEIA TAMBÉM: Allan: São Paulo está otimista, volante está na capital paulista e negócio pode ser concretizado em breve

Preso, o que acontece com o goleiro agora?
Apesar da gravidade da acusação, Jean poderá ser liberado em menos de 48 horas, prazo máximo para que ele passe por uma audiência de custódia perante a um juiz dos Estados Unidos.
"Foi uma prisão que pode ser enquadrada como um flagrante e, por isso, foi levado preso. Ele fica preso e no momento é fichado com o nome, número do processo, ação e pelo enquadramento da ação. Pelo fato de não ter agravante ou elemento a mais, não há necessidade de garantia, de uma fiança. Quando é assim, normalmente a pessoa dorme na cadeia e no dia seguinte vai ao juiz, o juiz fala qual é o crime e a pessoa é liberada. A prisão é no menor prazo possível e, se for excedida, é considerada abusiva", explicou Ejchel.
Jean poderia voltar ao Brasil?
Sim. A partir do momento que é liberado, o acusado responde em liberdade e não é monitorado pela polícia. Mesmo sendo estrangeiro, ele não seria abordado ao passar pela polícia de fronteira norte-americana e voltaria ao Brasil sem problemas. Há casos, no entanto, que o juiz decide apreender o passaporte do suspeito.
"Como ele é liberado após a audiência de custódia, não existe controle posterior. Vai depender de uma decisão pessoal do acusado. O correto é estar lá até o julgamento, mas ele pode entender por sair do país. Como ele não tem uma sentença condenatória, sairia tranquilamente dos Estados Unidos. O problema é que se ele sai com uma situação irregular, quando quiser voltar será detectado a pendência e ele poderá ser preso".
"O juiz pode reter o passaporte dele para evitar que saia do país. Tem precedentes idênticos nos Estados Unidos com brasileiros nessa situação", completou o advogado.
Qual é a pena em caso de condenação por violência doméstica?
Jean é acusado e não condenado e, portanto, não é possível falar de seu caso específico, mas processos de violência doméstica nos Estados Unidos podem ter prisões de até um ano em caso de condenação.

"A agressão e crime contra a mulher é extremamente grave nos princípios americanos. Ele já foi detido e tem casos mais severos [do que o dele]. A lei americana tem diferentes graus de gravidade nas acusações de primeiro a terceiro grau, sendo o terceiro mais 'leve'. Jean foi enquadrado como 'violência doméstica', se for condenado, a pena é de até um ano de prisão, $1000 [R$ 4.050] de multa e depois ainda fica 12 meses em condicional. A pessoa condenada ainda passa por 26 semanas em um programa para agressores, é proibido de portar arma, recebe ordem de restrição em relação à vítima e faz serviços comunitários".
São Paulo, Brasil, Preso, EUA , Goleiro, Responderá, Violência, Doméstica, SPFC
Avalie esta notícia: 5 2
VEJA TAMBÉM
- Comissão milionária em contrato com a Unimed gera suspeitas e abala diretoria do São Paulo
- Vai sair? São Paulo ainda não sabe se renovará com Lucas Moura
- Vai sair? São Paulo ainda não sabe se renovará com Lucas Moura
- São Paulo entra na briga por Everton Cebolinha e tenta dar chapéu no Corinthians
- SÃO PAULO SAF? Saiba o plano de Diego Fernandes para conseguir entrar no São Paulo de uma vez



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Bahia
Bahia
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net