O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, falou pela primeira vez sobre a punição do presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, que foi suspenso por unanimidade pela Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por causa da polêmica envolvendo a arbitragem na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. O dirigente tricolor achou a condenação importante principalmente por ser inédita no futebol brasileiro.
- É um caso singular. Pela primeira vez o presidente de uma federação, sobretudo a de São Paulo, senta no banco dos réus. Tem um simbolismo importante, oxalá isso signifique uma correção de rumos nos ditames do futebol brasileiro. Quando em um tribunal esportivo a unanimidade condena um presidente da federação como a Paulista, eu vejo que há esperança no futebol - explicou Juvêncio ao GLOBOESPORTE.COM, em Cáli, na Colômbia.
Entenda o caso
Na véspera da partida entre São Paulo e Goiás, no Gama, no fim do ano passado, Del Nero fez uma denúncia, dizendo que o árbitro Wagner Tardelli, que comandaria a partida, estaria envolvido em um esquema de suborno. Ele entrou em contato com a CBF após ser alertado por sua secretária de que uma secretária do São Paulo teria ligado para a FPF afirmando que precisava entregar um envelope para o vice-presidente Reinaldo Carneiro Bastos que, por sua vez, deveria fazê-lo chegar ao juiz da partida. Este foi afastado do duelo.
Depois de entender que a denúncia de Del Nero foi infundada, o STJD puniu o dirigente com suspensão de 90 dias, e a Federação Paulista de Futebol foi multada em R$ 10 mil. Eles foram denunciados no artigo no artigo 221 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (oferecer queixa infundada ou dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva). Del Nero vai recorrer da decisão no Pleno do STJD. Reinaldo Carneiro Bastos ficará no comando da FPF nos próximos 90 dias.
Juvenal sobre punição de Del Nero: 'Vejo que há esperança no futebol'
Presidente comemora suspensão de 90 dias para dirigente da FPF
Fonte Globo Esporte
6 de Março de 2009
Avalie esta notícia:
6
4
VEJA TAMBÉM
- SUPERAVIT? SPFC pega R$ 175 milhões em empréstimos… e anuncia superávit? Torcida questiona números!- De saída: Lateral do São Paulo deve jogar no Bragantino em 2026
- São Paulo convive com trio lesionado e projeta retorno de Calleri para 2026
- Quase saiu: Artilheiro do São Paulo pelo 3º ano consecutivo, Luciano quase foi trocado por Guilherme
- Reforço de peso? São Paulo faz sondagem por destaque do Brasileirão