Por: Igor Souza
O Tricolor venceu o Botafogo, no Engenhão, pelo placar de 2 a 1 com gols de Hernanes e Pablo para o São Paulo e João Paulo para o time carioca. O resultado não só acaba com a sequência negativa de 4 jogos sem vitória como também coloca o Tricolor, mesmo que provisoriamente, no grupo dos 4 melhores times do Campeonato Brasileiro, mas a vitória não pode iludir os torcedores.
Uma nova forma de posicionar os atletas dentro de campo, Cuca iniciou o jogo no 4-4-2 colocando Tchê-Tchê e Toró abertos com Luan e Dani Alves completando a segunda linha. A ideia era boa, mas as peças não estavam conversando entre si. Toró pouco encostou no Pablo na primeira etapa, porém o gol acaba saindo de um passe do jovem com uma belíssima infiltração do Profeta. Hernanes, aliás, fez a sua partida de número de número 270 e anotou o seu 52º gol vestindo o manto do Mais Querido.
Hernanes pelo São Paulo:
— Goleada Info (@goleada_info) 21 de setembro de 2019
270 jogos
52 gols
38 assistências
- Em 2019: 28 jogos, 5 gols e 3 assistências pic.twitter.com/TPjFGTGXVt
No entanto, 9 minutos depois, o São Paulo acaba deixando explicito um dos seus maiores defeitos com o comando do técnico Cuca: Falta um padrão de jogo. Neste momento, defensivamente falando, o Tricolor não sabe a hora de marcar por zona ou individualmente, isso acaba tornando uma salada mista dentro do campo de jogo e chegamos ao momento que 3 jogadores - sim, 3 jogadores - estavam cobrindo o mesmo passe.
Confira o gol do Botafogo
João Paulo empatou nos acréscimos da primeira etapa: Botafogo 1x1 São Paulo pic.twitter.com/ypgCAlF5TW
— Goleada Info (@goleada_info) 21 de setembro de 2019
Como podemos observar, uma falha gravíssima do sistema defensivo. Juanfran é obrigado a disputar mano a mano, como muitas vezes faz e consegue fazer muito bem, mas não há necessidade de passar por isso se houver uma compactação menos desorganizada ou pelo menos existir uma.
LEIA TAMBÉM:"Cobrança" de Arboleda e Juanfran orgulhoso: São Paulo celebra vitória
A segunda etapa começa e o São Paulo encurrala o Botafogo em seu campo defensivo. Com isso, o time rodava mais a bola dentro do campo ofensivo, movimentava muito mais do que contra o CSA, por exemplo.
Confira o mapa de calor do São Paulo contra o Botafogo

Foto: Dados Footstats
Pablo e Hernanes retornando bem:
Dois jogadores importantíssimos para o elenco, Hernanes e Pablo ajudaram o time a vencer com as suas principais características; O Profeta voltou bem de lesão e está mais participativo, buscando mais, driblando mais... Pablo é um homem gol e por mais que seja somente o 13º jogador em minutos do São Paulo na atual temporada (1.557 min), o Tricolor ganha uma arma que faz muita falta quando não está presente.
Agora é aproveitar sim a vitória, pois são 3 pontos muito importantes para a sequência da competição. No entanto, ajustar as falhas nestes dias de preparação para o jogo contra o Goiás, que será na quarta-feira, é essencial. Se você quer algo grande tem que trabalhar com visão, auto-crítica e acima de tudo humildade.
Saudações Tricolores
Por: Igor Souza
São Paulo, Botafogo, Brasileirão, Cuca