O duelo contra o Botafogo é o 22º do São Paulo desde a reestreia de Pato pelo clube, e o atacante esteve à disposição em apenas 15 deles, pouco mais de dois terços. Neste período Pato teve uma pequena lesão na cervical (um jogo fora), um edema muscular (cinco jogos fora) e agora tem um estiramento.
As três contusões tiraram Pato dos jogos contra Fortaleza, Ceará, Athletico, Vasco, Grêmio e Internacional, e sua ausência fez falta ao São Paulo. Ainda que o desfalque não prejudique diretamente os resultados (o time conquistou 52% dos pontos com ele; 55,5% sem ele), faz diferença no entrosamento e é obstáculo para a conquista do tão desejado padrão de jogo.
Não é só Pato que andou desfalcando o São Paulo recentemente, o que só torna a situação mais delicada. Ele e Pablo, os artilheiros do time, só jogaram juntos duas vezes neste ano. Já com Daniel Alves o camisa 7 só dividiu o campo por 45 minutos - no 1 a 1 contra o CSA, no último domingo.
Apesar dos problemas, Alexandre Pato divide a artilharia do São Paulo em 2019 com Pablo e Reinaldo, com cinco gols. Ele esteve em campo por 1.023 minutos, o que lhe dá média de um gol a cada 204 minutos jogados. Para se ter uma ideia da importância de sua ausência, um exercício matemático: se o camisa 7 estivesse saudável desde que chegou e mantivesse a média de gols, teria marcado outras duas vezes pelo Tricolor.
São Paulo, Alexandre Pato, Lesões, Tricolor