LEIA TAMBÉM: Transferências de Militão, Pratto e outros ajudarão São Paulo a pagar direitos atrasados
Em 21 de junho de 2014, caiu no exame antidoping por uso de substância ilícita que acarretou 12 meses de suspensão.
Ainda conseguiu jogar o Campeonato Pernambucano sob efeito de liminar até o mês de maio, quando o STJD manteve a pena de um ano. O jurídico do clube reduziu a punição para seis meses, mas voltou a ser penalizado pela FIFA em 25 de agosto de 2015] Após cumprir a pena, retornou aos gramados no dia 16 de setembro de 2015, na partida contra o Boa Esporte, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
Apesar de tantos problemas na carreira, Raniel foi vitorioso pelo Santa Cruz, conquistando dois títulos pernambucanos, em 2015 e 2016, uma Copa do Nordeste, em 2016 e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, em 2015, além do troféu de revelação do Pernambucano 2015.
Em maio de 2016, acertou com o Cruzeiro, por empréstimo. Conseguiu se tornar um dos grandes nomes da equipe sub-20, marcando oito gols, cinco deles de falta, em 16 jogos. Com atuações empolgantes nos juniores e muita personalidade, passou a fazer parte do elenco profissional do time mineiro, em 2017.
Marcou seu primeiro gol pelo clube em 3 de maio de 2017, na vitória por 1–0 sobre a Chapecoense, pela Copa do Brasil, num belo chute de fora da área, logo aos 2 minutos de partida. Após receber passe de Alisson, Raniel protegeu a bola, livrou-se da marcação de Andrei Girotto e bateu firme com o pé direito, sem chances de defesa para o goleiro Elias.
Voltou a marcar pelo Cruzeiro em 20 de agosto de 2017, na vitória por 2–0 diante do Sport, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Aos 41 minutos do segundo tempo, aproveitou a sobra de bola na entrada da área, e bateu com força, no canto alto esquerdo, para marcar o gol.
Confira os melhores momentos de Raniel
SPFC,Raniel, Melhores momentos