Aos 22 anos, ele estava no Criciúma e acumula passagens por São Paulo, Bahia e Criciúma. Ele foi criado no Tricolor Paulista, mas atuou pouco no Morumbi. Ao todo, foram apenas quatro jogos na equipe principal. Com isso, acabou emprestado para os outros dois times.
????Vozão acerta a contratação do atacante João Paulo! Acesse https://t.co/I723ZXS6V0 e saiba mais! #CearáSC #Contratação #JoãoPaulo pic.twitter.com/79ubH7iu4P
— Instagram: CearaSC (@CearaSC) 30 de dezembro de 2018
Em 2018, João Paulo vestiu a camisa do Tigre e teve um bom desempenho. Foram 31 jogos e seis gols marcados. Ele vibrou bastante com o acerto para a próxima temporada: "Esse é um clube de grande porte e respeito, no Brasil. Eu me sinto muito feliz em poder vestir essa camisa de peso. Me identifico bastante com o perfil do Ceará e espero que tenhamos uma ótima temporada em 2019. Eu acredito que não tem como não pensar em título. É o que eu mais desejo e tenho certeza que vai dar tudo certo".
São Paulo, João Paulo, Mercado da bola