4 a 1 sobre o Barcelona e a conquista do Teresa Herrera de 1992

Tricolor atropelou o time catalão na decisão do torneio

Fonte Site Oficial
15 de Agosto de 2018
Foto: Divulgação
No dia 15 de agosto de 1992, há 26 anos, o São Paulo campeão da América goleou impiedosamente o Barcelona, campeão europeu, por 4 a 1, em um auspicioso prenúncio da decisão do título mundial de clubes daquela temporada.

O São Paulo havia conquistado a América pela primeira vez dois meses antes. Foi com esse prestígio de vencedor adquirido que excursionou à Europa na pré-temporada dos clubes locais para a disputa do tradicional Troféu Teresa Herrera, em La Coruña (Espanha). Em disputa, uma competição de tiro curto, no molde de semifinais, final e decisão de 3º e 4º lugares, com duas partidas, no máximo, para cada um dos quatro clubes participantes: o Tricolor, o Barcelona, o Peñarol e o Deportivo, time da casa.
Os anfitriões inauguraram o torneio, no dia 13 de agosto. Com gols de Stoichkov e Nadal, o Barcelona venceu o time de La Coruña por 2 a 1. No dia seguinte, foi a vez do São Paulo entrar em campo e encarar o aguerrido Peñarol. Partida difícil, os uruguaios saíram na frente com Aguirre, enquanto os tricolores viraram o placar com Palhinha e Raí, no segundo tempo. Mas, mal deu tempo de comemorar, e o time adversário empatou novamente a partida, que foi decidida nos pênaltis: 4 a 3 para os são-paulinos!

Sem muito tempo para descansar, o São Paulo decidiu o título do torneio amistoso contra o Barcelona no dia 15 de agosto. Mais uma vez, o Mais Querido sofreu um susto inicial, sofrendo o primeiro gol do jogo (marcado por Salinas) logo aos 3 minutos.
Não foi suficiente, contudo, para acabar com a moral dos campeões sul-americanos. Quatro minutos depois, Zetti lançou Müller, que empatou o jogo com um golaço de cobertura! O primeiro tempo acabou assim, 1 a 1. Na etapa complementar, em um ímpeto são-paulino, Maurício pôs o Tricolor à frente depois de bela jogada pela direita, e corta-luz de Raí: 2 a 1.
Aos 15 minutos, Macedo é lançado sozinho dentro da área com um passe primoroso do camisa dez do Tricolor. O atacante é derrubado pelo goleiro Zubizarreta. No pênalti, o capitão são-paulino, Raí, ampliou: 3 a 1.
O Tricolor não deixou os catalães respirarem. Três minutos depois, o árbitro – confuso com a então nova regulamentação de proibição de recuo para o goleiro – marcou tiro livre indireto dentro da área espanhola, a favor do São Paulo, por causa de um passe de cabeça do zagueiro do Barcelona para as mãos do goleiro. Raí aproveitou a chance, na cobrança em dois lances, e deu números finais à goleada: 4 a 1!
Para os europeus, uma grande surpresa: o incrível campeão deles pereceu incontestavelmente perante os são-paulinos, que os encontrariam mais uma vez na decisão do mundial de clubes, em Tóquio, no fim daquele ano de 1992.
A surpresa se tornou admiração e rendição incondicional, quando, duas semanas após a conquista do Troféu Teresa Herrera, o São Paulo goleou também o Real Madrid, agora por 4 a 0, faturando também o Troféu Ramón de Carranza.
15.08.1992. Troféu Teresa Herrera
La Coruña (Espanha) - Estádio Municipal de Riazor
SÃO PAULO Futebol Clube (Brasil) 4 x 1 Fútbol Club BARCELONA (Espanha)
SPFC: Zetti; Cafu, Adílson, Ronaldão e Ivan; Pintado, Dinho, Palhinha (Maurício) e Raí/capitão; Macedo e Müller. Técnico: Telê Santana
Gols: Müller, 9/1; Maurício, 2/2; Raí (pênalti), 15/2; Raí (dois lances dentro da área), 18/2
FCB: Zubizarreta; Herrera (Busquets, GL), Nadal, Ronald Koeman e Soler; Bakero/capitão (Juan Carlos), Amor, Richard Witschge e Beguiristáin; Stoichkov (Goikoetxea) e Julio Salinas. Técnico: Johan Cruijff
Gols: Salinas, 3/1
Árbitro: Antonio Martin Navarrete (Espanha)
Expulsão: Zubizarreta
Avalie esta notícia: 110 0
VEJA TAMBÉM
- Lucas Arcanjo no São Paulo? Diretoria responde sobre goleiro especulado para 2027
- São Paulo estuda renovação de empréstimo de Artur com o Botafogo
- Novo presidente? Marcelo Portugal revela plano para Cotia e cobra espaço para jovens
- Santos quer jogar no Morumbi, e São Paulo pode abrir as portas para o rival
- Árbitro afastado pela CBF após erro grave vai apitar jogo do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net