A partida deste domingo, diante do Vasco, no Morumbi, marca a saída de Éder Militão do São Paulo. No clube desde os 13 anos de idade, Militão tem sua saída lamentada nos bastidores do clube. O São Paulo procurou os empresários do jogador durante todo o primeiro semestre para negociar a renovação do contrato que venceria em janeiro de 2019. O Tricolor ofereceu uma proposta de R$ 15 milhões por três temporadas, mas foi recusada.
A diretoria chegou a ficar conformada de que perderia o jogador no fim deste ano sem o clube receber nada. No entanto, o Porto, de Portugal, entrou em ação e acertou a compra do jogador por 30 milhões, dos quais R$ 17,3 milhões serão do Tricolor.
Apesar de negociação ser considerada, o São Paulo fica com a sensação de que poderia ter aproveitado mais o futebol de Éder Militão. O clube lamenta o jogador ter sido convencido a deixar o futebol brasileiro tão cedo.
Mas o profissionalismo de Militão é exaltado pela diretoria do São Paulo que, segundo as pessoas que trabalharam diretamente com ele, jamais deixou de dar o sangue pela equipe.
O lateral disputou 56 jogos com a equipe principal do Tricolor e marcou quatro gols.