Os recentes episódios envolvendo o São Paulo e a Federação Paulista de Futebol - o afastamento do árbitro Wágner Tardelli do jogo decisivo do Brasileiro e o Guia do Paulistão que "rebaixou" o time em 1990 – parecem ter azedado de vez as relações do clube com a entidade que administra o futebol paulista.
Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, por convicção ou por pressão, afirmou ver na fundação de uma liga um caminho irreversível para os clubes de futebol.
O dirigente de futebol no Brasil, infelizmente, não possui coragem nem independência econômica para se desvencilhar das entidades de administração do futebol.
Quantos times não recorrem à CBF ou às Federações quando têm problemas de caixa? São peixinhos fisgados por uma isca que mais cedo ou mais tarde os levará para a grelha.
Mas Juvenal tem cacife para se manifestar, mesmo que seja apenas para apimentar a batalha com a FPF. Diante da estabilidade do São Paulo, ele pode "assustar" a cartolagem ao imaginar substituir o sistema atual por outro que dê ao clube o verdadeiro comando de seu destino na organização do futebol.
Poucos podem seguir esse caminho. Mas é preciso ter coragem e independência. Por isso, por enquanto, é apenas utopia.
Uma utopia que já foi do Clube dos 13, na origem de uma entidade capaz de agir em benefício dos principais times de futebol do país.
Lamentavelmente a realidade é outra. O poder no futebol brasileiro está nas mãos de gente que se beneficia de um sistema alavancado pela fragilidade dos clubes.
Clubes independentes são um problema. Por isso o futebol não muda. Muita coisa vai ser diferente no dia em que os times estiverem economicamente estruturados e desatados dos nós da cartolagem.
Calçade: Liga de clubes de futebol? Seria muito bom se fosse verdade
Fonte Paulo Calçade
27 de Janeiro de 2009
Avalie esta notícia:
12
4
VEJA TAMBÉM
- São Paulo day? Empresário que tenta ajudar o Tricolor virar SAF cria projeto para investimentos no São Paulo- CAIU: Caso Mounjaro derruba nutrólogo e aprofunda crise médica no São Paulo
- BOMBA: Caneta emagrecedora fornecida para atletas do São Paulo foi vendida de maneira ilegal
- Crise no Morumbi: Mara Casares se manifesta após áudios vazados
- Flamengo x São Paulo abre o Brasileirão 2026 em janeiro; confira a tabela de jogos!