Análise de cada posição do elenco - Victor César Schoneborn

19 de Junho de 2018
Aguirre deve perder e ganhar jogadores durante a Copa do Mundo (Foto: Ale Cabral/AGIF)
A cada 4 anos, a parada para a Copa do Mundo serve como uma espécie de pré-temporada para os clubes brasileiros, a qual pode mudar totalmente o rumo dos acontecimentos. Em 2010, por exemplo, O São Paulo havia acabado de eliminar o favorito Cruzeiro nas quartas-de-final da Libertadores com duas vitórias imponentes e, além disso, vencido seu rival das semifinais – o Internacional – por 2x0 no Beira-Rio, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

Durante a parada, o Internacional buscou novos ares e anunciou um novo treinador. Já o São Paulo, que vivia um bom momento até então, demorou a engrenar pós-Copa, chegando a ficar 5 partidas sem vencer. Resultado: Inter finalista da Libertadores.
Em 2014, por outro lado, a equipe comandada por Muricy Ramalho ocupava a 4ª colocação do Brasileirão na parada para a Copa do Mundo, após a vexatória eliminação em casa para a Penapolense no Paulistão. Com os reforços de Alan Kardec e Kaká, o Tricolor obteve seu melhor desempenho desde 2008, alcançando o vice-campeonato.
Neste ano, a equipe de Diego Aguirre se encontra na 3ª colocação do Brasileirão, 4 pontos atrás do líder Flamengo. Para continuar neste bom momento, é importante que não haja uma debandada nesta próxima janela de transferências, e que algumas contratações pontuais sejam realizadas. Abaixo, segue um balanço do elenco por posição:
GOLEIROS: Atualmente, Sidão é o titular da posição, apesar de não ser nenhuma unanimidade entre os torcedores. Necessita URGENTEMENTE melhorar suas saídas desastradas do gol e parar de rebater pro meio do pagode, mas claramente possui a confiança da equipe e tem sido o capitão de Diego Aguirre. Já Jean, falhou quando teve oportunidade, mas foi uma contratação a longo prazo, visto que possui grande potencial e tem apenas 22 anos. Lucas Perri, terceiro goleiro, acumula convocações para as seleções de base e é outra aposta para o futuro da meta tricolor. Com esses 3 goleiros, não creio que a diretoria deva ir atrás de outro, e se Sidão continuar falhando, temos 2 boas opções no banco de reservas.
LATERAIS DIREITOS: Na direita, o homem de R$ 100 milhões é um dos jogadores que deve deixar o clube. O Tricolor tenta conseguir algum retorno financeiro com a venda de Militão nesta janela, visto que deixará o clube de graça ao final do contrato. Como seu reserva imediato Bruno está mais queimado que fogueira de festa junina e tem sido preterido pelo improvisado Araruna, claramente é uma posição que a diretoria deve investir nessa parada para a Copa.
LATERAIS ESQUERDOS: Nunca pensei que fosse dizer isso, mas a lateral esquerda do Tricolor não tem sido problema ultimamente. O carismático Kingnaldo é o dono da posição, que ainda possui as Avenidas Edimar e Júnior Tavares, e pode contar também com a jovem promessa Liziero (caso o Leco não resolva vendê-lo).
ZAGUEIROS: Depois de anos nos assombrando, a zaga tricolor parece ter se encaixado. O técnico Anderson Martins, o monstro ArboleNda e o ZAGUEIRO-ZAGUEIRO Bruno Alves têm se revezado no miolo de zaga e, independentemente da dupla escalada, passam segurança para o resto do time. Com o perfil totalmente diferente destes três, temos ainda Rodrigo Caio, que há 4 anos a diretoria sonha em vendê-lo para equilibrar as contas. Portanto, deve sair do Tricolor nesta janela. Porém, acredito que olhar para as categorias de base é uma melhor opção do que ir ao mercado para recompor esta perda, visto que Walce tem sido destaque nas competições.
VOLANTES: Com certeza, é disparada a posição que menos precisamos de contratações. Jucilei Pé-de-Concreto & Hudsão têm formado a dupla perfeita. Um desarmando aqui, o outro tocando um saxofone ali... Um dando um carrinho aqui, o outro zuando palmeirense no twitter ali... Além deles, temos o outrora Pai de Família Petros, a promessa Liziero e o volante-lateral-estudante de administração Araruna. Definitivamente, não precisamos da chegada de ninguém, a não ser que resolvam nos presentear com Hernanes (por favor Leco nunca te pedi nada!)
MEIAS:Quando você possui um meia como nosso Riquelme Canhoto Nenê, é até covardia dizer que precisa contratar um jogador para essa posição. Mas, como nem tudo são flores na vida dos são-paulinos, Cueva provavelmente será vendido após a Copa (caso não perca mais nenhum pênalti) e Lucas Fernandes e Shaylon ainda não passam a segurança necessária para substituí-lo, o que ficou evidente no empate sofrível em 0x0 com o Inter. Acredito que um bom meia para dividir a responsabilidade da armação com Nenê ou para realizar o sonho do revezamento do elenco de Aguirre será muito bem-vindo. Se a diretoria precisar de alguma dica, sugiro procurar alguém que já foi citado anteriormente e costuma ser chamado de “Profeta”.
ATACANTES: Com as saídas de Marcos Guilherme e Valdívia, o Tricolor precisa buscar um ponta direita de velocidade, já que temos nada mais nada menos que Éverton pela esquerda. Porém, é necessário que a diretoria busque alguém para ser TITULAR! Caso contrário, Morato, Toró e Helinho dão conta do recado. Já para posição de centroavante, Diego Showza (NUNCA CRITIQUEI), Gonzalo Carneiro e Brenner são suficientes para o restante da temporada.
Avalie esta notícia: 62 2
VEJA TAMBÉM
- Lucas Arcanjo no São Paulo? Diretoria responde sobre goleiro especulado para 2027
- São Paulo estuda renovação de empréstimo de Artur com o Botafogo
- Novo presidente? Marcelo Portugal revela plano para Cotia e cobra espaço para jovens
- Santos quer jogar no Morumbi, e São Paulo pode abrir as portas para o rival
- Árbitro afastado pela CBF após erro grave vai apitar jogo do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net