De volta ao banco de reservas do Tricolor nesta quinta-feira, depois de cumprir um jogo de suspensão, Lugano já avisou a diretoria que a festa programada para sua aposentadoria terá de ser adiada. O planejamento inicial, feito quando da renovação de seu contrato, em junho, previa uma grande celebração no Morumbi para dezembro. Porém, o uruguaio decidiu que ainda não vai parar.
A amigos, Lugano revelou estar muito bem fisicamente. Ele se sente extremamente confortável nos treinos, sem qualquer dor ou limitação. A situação contrasta com vários momentos de sua carreira, quando tinha de jogar mesmo com problemas.
A tendência é de que o São Paulo não ofereça uma outra possibilidade de renovação de contrato em dezembro, então, o mais provável é que Lugano se transfira para outro clube em 2018. A única certeza é de que essa mudança não será no Brasil. Por causa da identificação com o Tricolor e pelo respeito que tem com o torcedor, o zagueiro descarta vestir outra camisa em território nacional.
Lugano tem portas abertas em vários clubes da América do Sul. No Uruguai, por exemplo, ele escolhe em qual time jogar. A passagem pelo Paraguai, onde defendeu o Cerro Porteño em 2015, também lhe garante status.
Mas não dá para descartar a ideia de o uruguaio voltar a jogar fora da América do Sul. Ele pretende avaliar essa situação no fim do ano, ao lado de sua família. O provável último contrato de sua longa carreira vai levar em consideração as condições financeiras e também o conforto e comodidade para sua esposa e os filhos.
Lugano tem jogado bem pouco em 2017 pelo São Paulo. O beque de 36 anos de idade chegou a nem ser relacionado para o banco de reservas com Dorival Júnior, por causa do limite de estrangeiros. Apenas cinco atletas gringos podem estar na súmula e o treinador já preferiu contar com Arboleda, Jonathan Gomez, Pratto, Cueva e Buffarini.