Palpitão Libertadores: O Tricolor e a reconquista da América

Fonte Futebol Interior
1 de Janeiro de 2009
Campinas, SP, 01 (AFI) - A Copa Libertadores da América começa com o mesmo equilíbrio de todos os anos. Atual campeã, a LDU aposta na força da altitude para conquistar um bicampeonato que não acontece desde 2000/01, quando o Boca Juniors (que também disputará a edição de 2009) levantou a taça.
O Boca tem em Riquelme a grande aposta do clube, enquanto o River Plate tenta a todo custo repatriar reforços de peso para conquistar um inédito tricampeonato continental. O consagrado Peñarol está de volta ao torneio, mas pinta como zebra, apesar da tradição.
Enquanto isso, o futebol brasileiro apresenta cinco times capazes de fazer boas campanhas e reconquistar a América. São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio e Sport são os candidatos da vez, e têm armas poderosas em seu elenco.
Campeão. Será?
Dos clubes já garantidos na Libertadores, quem tem mais pinta de campeão é o São Paulo. Após os fiascos de 2007 e 2008, o time do Morumbi se reforçou bem no começo da temporada e terá uma equipe mais homogênea em todas as posições do elenco.
Para conquistar a Libertadores pela quarta vez, o Tricolor trouxe os laterais Wagner Diniz e Júnior César, o zagueiro Renato Silva, o volante Eduardo Costa e o atacante Washington, que deve brigar pela artilharia do torneio, como em 2008.
Com reforços contratados e a base mantida (Miranda, Hernanes e Dagoberto garantem que ficam), o Sampa é o grande favorito a conquistar o torneio no primeiro semestre. Pedreiras o aguardam no espinhoso caminho, mas o São Paulo tem força suficiente para ultrapassar os percalços e levantar a Taça Libertadores novamente.
Decepção?
O Palmeiras não deve ir muito longe no torneio. Principal objetivo do técnico Vanderlei Luxemburgo, a Libertadores deve passar rapidamente pelo Palestra Itália. A fragilidade do time e a falta de recursos para contratar devem ser mortais.
Até agora, o Palmeiras trouxe Cleiton Xavier, Marquinhos e Keirrison, que são jovens e não têm nenhuma experiência no torneio. Titulares em 2008, Élder Granja, Roque Júnior, Martinez, Leandro e Alex Mineiro já deixaram o clube. Kléber pode ser o próximo.
Com isso, o Verdão - que está na pré-Libertadores e, se passar, deve cair no grupo da campeã LDU e do Sport - corre risco até de ficar na primeira fase. Jogar no Equador não é fácil e enfrentar o Leão na Ilha do Retiro é ainda mais difícil. Os retrospectos recentes mostram o Palmeiras fora do mata-mata. Alguém duvida?
Surpresa?
Após cair no mesmo grupo de LDU e com chances de pegar o Palmeiras ainda na primeira fase, o Sport se pergunta: até onde podemos ir? A equipe pernambucana fez um bom papel na última Copa do Brasil, mas, sem ambições no Brasileiro, apenas jogou o básico.
É certo que o Sport tem chances de classificação. O Leão deve usar a Ilha do Retiro a ser favor e, se quiser conquistar a vaga no mata-mata, precisará vencer seus três jogos em casa. Fora, basta somar o maior número de pontos. O Sport deve se classificar para a fase final, mas, mesmo por causa da pouca experiência em torneios internacionais, deve cair fora mais adiante.
Incógnitas: boas ou ruins...
Os outros dois representantes do futebol brasileiro são incógnitas para a Libertadores. Tradicionais no torneio, os bicampeões Cruzeiro e Grêmio contam com a força da camisa e da equipe titular para chegar mais adiante.
Vice-campeões brasileiros, os gremistas apostam na força de sua torcida para chegar longe. O time está desacreditado, como em 2007, quando eliminou os favoritos São Paulo e Santos e só parou no Boca Juniors, na decisão do título.
A equipe gaúcha se reforçou bem. Trouxe Ruy para a lateral-direita e Fábio Santos para a esquerda. Manteve Tcheco e ainda abocanhou dois goleadores: Wellington Paulista e Alex Mineiro. Com este poderio, o Grêmio deve passar tranquilamente pela fase de grupos e brigar pelo título mais à frente.
Já o Cruzeiro ainda não sabe o que quer. A equipe perdeu o ala Jadílson e terá o argentino Sorín em 2009. A permanência de Wagner e Ramires ainda é uma incógnita. O time ainda pode ganhar o reforço do artilheiro Fred, reserva do Lyon.
Se mantiver suas estrelas e repatriar o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira, o Cruzeiro chega fácil ao mata-mata. A partir daí, o que vier é lucro. Mas, se perder seus principais jogadores e não contratar peças de reposição suficientes, a equipe de Adilson Batista terá de lamentar mais um ano sem reconquistar a América.
Avalie esta notícia: 15 3
VEJA TAMBÉM
- Lucas Arcanjo no São Paulo? Diretoria responde sobre goleiro especulado para 2027
- São Paulo estuda renovação de empréstimo de Artur com o Botafogo
- Novo presidente? Marcelo Portugal revela plano para Cotia e cobra espaço para jovens
- Santos quer jogar no Morumbi, e São Paulo pode abrir as portas para o rival
- Árbitro afastado pela CBF após erro grave vai apitar jogo do São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net