Com título do São Paulo, Brasil se une a clube dos tris genuínos

Fonte Folha de S.Paulo
O Brasil faz parte, desde o último domingo, de um seleto e fechado clube de países que têm hoje um time que conquistou por pelo menos três vezes seguidas seu principal campeonato nacional de futebol.
A Folha analisou 167 ligas nacionais mundo afora para mensurar o quanto é difícil conquistar três vezes consecutivamente um Nacional. Só 28 dessas ligas possuem times que, no momento, são no mínimo tricampeões em seqüência.
Alguns deles, como o francês Lyon, com uma impressionante fileira de conquistas consecutivas (neste caso, sete).
Apenas 16,7% dos campeonatos nacionais pesquisados apontam um clube com hegemonia igual ou maior que a do São Paulo, o primeiro tricampeão de verdade do Brasileiro.
Na América do Sul, o time do Morumbi é um raro tri vigente. O outro é o Libertad, do Paraguai, que selou um tricampeonato no último domingo também --o clube se acha tetra por ter ganho um turno do torneio.
A Europa, que já utiliza o sistema de pontos corridos desde a primeira metade do século passado, tem a maioria dos países com tricampeões. São 14 hegemônicos no momento, alguns em ligas intermediárias, como França (Lyon), Holanda (PSV) e Portugal (Porto), e até um em Nacional de ponta, a Itália (Inter) --o time ganhou um título no tapetão com o rebaixamento da Juventus.
O Italiano é a única das principais ligas européias que tem um tri atual, aliás. Inglaterra (Manchester United) e Espanha (Real Madrid) têm bicampeões, que, no momento, não ocupam a liderança de seus respectivos Nacionais.
Apenas quatro times na Itália, em 77 edições da Série A, conseguiram três scudettos em série. Juventus (1931 a 1935), Torino (1943 a 1949, com duas paradas para a Segunda Guerra), Milan (1992 a 1994) e Inter (2006 a 2008) são esses clubes.
Na Inglaterra, ninguém conseguiu mais de uma vez ser tri genuíno. Também só quatro times, em 109 edições, foram tricampeões: Huddesrfield Town (1924 a 1926), Arsenal (1933 a 1935), Liverpool (1982 a 1984) e Manchester United (1999 a 2001). Nunca houve tetra na terra da rainha.
Na Espanha, só Real Madrid (quatro vezes) e Barcelona encaixaram uma série de três títulos no mínimo --o Real já foi penta nas décadas de 60 e 80, e o Barça foi tetra nos anos 90.
O Brasileiro completou neste ano a sua sexta edição com pontos corridos, sistema que favorece hegemonias. O São Paulo ganhou metade dessas edições. Só a Juventus na Itália conseguiu mais rapidamente um tri que o São Paulo nesse formato clássico de disputa --no formato atual, o Italiano começou na temporada 1929/30, e em 1933 a Juve foi tri.
Mesmo em ligas intermediárias, encaixar uma série grande de títulos é orgulho para poucos. Na Alemanha, só Bayern de Munique e Borussia Mönchengladbach já foram tri. Na França, além do Lyon, atual hepta e rumo ao octa, apenas Saint-Étienne e Olympique de Marselha ganharam três vezes seguidas --o Olympique seria penta, mas por escândalo de suborno é oficialmente tetra.
Em Portugal, mesmo com escândalo de corrupção, o Porto conseguiu ser tri, mas nesta temporada vai mal das pernas. Além dele, que já foi penta nos anos 90, Benfica e Sporting, os outros grandes do país, gabam-se de séries grandes de taças.
Avalie esta notícia: 1 3
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net