Quem irá sobreviver em 2016? Com a cultura de troca-troca de técnico no futebol brasileiro, quem consegue seguir no cargo é considerado "incomum". Ano passado, o "sobrevivente" do Campeonato Brasileiro foi o técnico Tite, que levou o Corinthians ao título e terminou a competição como o único a não perder o emprego. O tempo média de permanência é de cinco meses, número que seria alarmante para a realidade da Europa. Na Inglaterra, um estudo mostrou que, no país, um técnico fica no cargo por cerca de 11 meses, ainda assim considerado chocante pela revista "The Economist".
A publicação fez um estudo comparativo após a saída de Van Gaal do Manchester United depois de duas temporadas - Mourinho foi anunciado como novo treinador. Ainda que a permanência do holandês tenha ficado acima da média, os números mostram que o troca-troca no futebol inglês tem sido mais recorrente em relação a outros países da Europa, como Alemanha (um ano e dois meses) e Espanha (um ano).
O artigo, que destaca a demissão de 56 treinadores nas quatro divisões até a saída de Van Gaal, também usa a comparação com outros esportes ao evidenciar o número. Segundo dados da revista, enquanto em média os técnicos não ficam um ano no cargo no futebol, a "vida" é muito mais longa em esportes como o rúgbi (média de três anos), futebol americano (dois anos e quatro meses) e críquete (um ano e 11 meses).
O estudo foi destaque no "Redação SporTV". Para o comentarista Bob Faria, alarmante mesmo é o que acontece no Brasil.
- Cinco meses é um absurdo. Se for pensar que um treinador precisa de pelo menos um mês para conhecer o material humano com que ele está trabalhando e não tem tempo para treinar... então, em um mês ele conhece (o time), em dois começa a ser questionado e em quatro ele "cai" - considerou.
Para o jornalista britânico Tim Vickery, correspondente da BBC no Brasil, para a realidade da Inglaterra os onze meses de média, como constatou o estudo, é um número que preocupa e seria correspondente ao número brasileiro.
- Onze meses na Inglaterra é tão ruim quanto cinco meses aqui. Lá tem dinheiro, então, o que acontece: contrata um técnico, ele tem dinheiro, vai às compras, vai gastar no jogador que quer e 11 meses depois ele está demitido. Aí entra um novo técnico e a prioridade é se livrar dos caras que o último comprou para comprar mais. E lá isso acontece com mais dinheiro, tem mais dinheiro indo para o ralo - afirmou.
Troca de técnicos na Inglaterra: Média é bem superior ao Brasil
Levantamento da "The Economist" mostra que média de permanência é de 11 meses, acima dos cinco meses do Brasil, mas abaixo de países como Alemanha e Espanha
Fonte SPORTV
31 de Maio de 2016
Avalie esta notícia:
8
8
VEJA TAMBÉM
- ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho- SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
- MELOU? Tricolor se acerta com atacante, mas anúncio oficial depende da liberação de clube russo
- DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo
- SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo