O novo São Paulo de Bauza explica porque Osorio não quis Lugano
Fonte 90min
22 de Janeiro de 2016
Após o primeiro jogo de Edgardo Bauza no comando do São Paulo, foi possível perceber algumas mudanças sensíveis em relação a equipe do ano passado. Especialmente quando comparado com o período de Juan Carlos Osorio, o tricolor paulista é um time bem modificado - e estas alterações ajudam a explicar porque o colombiano não quis o retorno de Diego Lugano.
3. Osorio, Bauza e Lugano
Mesmo o torcedor mais apaixonado sabe que Lugano não é o mesmo de dez anos atrás. Há várias temporadas sem conseguir jogar em alto nível, o uruguaio não tem mais a vitalidade de outrora - e isto se reflete diretamente no seu jogo.
Para ter sucesso na defesa são-paulina, Lugano precisará jogar muito protegido. Osorio sabia disto e não quis o retorno do eterno capitão justamente por saber que ele não se adaptaria ao modelo tático da equipe. Com Bauza, a postura do São Paulo será outra. E para alegria do torcedor, as ideias do argentino permitem que Lugano atue em alto nível.
2. Formatação tática
A diferença entre Osorio e Bauza é elementar. Um arma os times com altíssima capacidade ofensiva e de controle de bola. O outro gosta de equipes mais posicionadas e que sejam organizadas a partir da defesa.
Nas variações de 4-3-3 ou 3-4-3 utilizadas por Osorio, os zagueiros tricolores ficavam expostos. Era o preço que se pagava pela marcação alta e por jogar com apenas um volante de maior poder de marcação. Isto fazia com que os defensores são-paulinos ficassem constantemente no um contra um contra os atacantes - algo que seria muito prejudicial para Lugano, um zagueiro lento.
Com Bauza, os jogadores são orientados a ficar mais compactados. O 4-2-3-1 se mantém? no momento defensivo, quando todos recuam para diminuir os espaços. O zagueiro joga mais de frente e dificilmente é surpreendido. Ótima função para ser exercida pelo experiente uruguaio.
1. Postura da equipe
Osorio jogava com muita pressão no campo adversário. Os extremos eram orientados a dar bote no ataque para quebrar a saída de bola dos rivais. Contudo, quando esta estratégia falha, o restante da equipe fica muito espalhado pelo campo, facilitando a ação ofensiva do adversário.
Bauza prefere todos atrás da linha da bola, sempre mantendo a formação das linhas?. É uma postura mais ortodoxa, mas que vem dando muitos resultados na carreira de Patón.
3. Osorio, Bauza e Lugano
Mesmo o torcedor mais apaixonado sabe que Lugano não é o mesmo de dez anos atrás. Há várias temporadas sem conseguir jogar em alto nível, o uruguaio não tem mais a vitalidade de outrora - e isto se reflete diretamente no seu jogo.Para ter sucesso na defesa são-paulina, Lugano precisará jogar muito protegido. Osorio sabia disto e não quis o retorno do eterno capitão justamente por saber que ele não se adaptaria ao modelo tático da equipe. Com Bauza, a postura do São Paulo será outra. E para alegria do torcedor, as ideias do argentino permitem que Lugano atue em alto nível.
2. Formatação tática
A diferença entre Osorio e Bauza é elementar. Um arma os times com altíssima capacidade ofensiva e de controle de bola. O outro gosta de equipes mais posicionadas e que sejam organizadas a partir da defesa. Nas variações de 4-3-3 ou 3-4-3 utilizadas por Osorio, os zagueiros tricolores ficavam expostos. Era o preço que se pagava pela marcação alta e por jogar com apenas um volante de maior poder de marcação. Isto fazia com que os defensores são-paulinos ficassem constantemente no um contra um contra os atacantes - algo que seria muito prejudicial para Lugano, um zagueiro lento.
Com Bauza, os jogadores são orientados a ficar mais compactados. O 4-2-3-1 se mantém? no momento defensivo, quando todos recuam para diminuir os espaços. O zagueiro joga mais de frente e dificilmente é surpreendido. Ótima função para ser exercida pelo experiente uruguaio.
1. Postura da equipe
Osorio jogava com muita pressão no campo adversário. Os extremos eram orientados a dar bote no ataque para quebrar a saída de bola dos rivais. Contudo, quando esta estratégia falha, o restante da equipe fica muito espalhado pelo campo, facilitando a ação ofensiva do adversário.Bauza prefere todos atrás da linha da bola, sempre mantendo a formação das linhas?. É uma postura mais ortodoxa, mas que vem dando muitos resultados na carreira de Patón.
Avalie esta notícia:
113
7
VEJA TAMBÉM
- Fluminense desiste de compra e Alisson pode retornar em 2027- Joia da base deve estar de saída do São Paulo
- São Paulo terá Rogério Ceni pela frente antes de duelo decisivo contra o Corinthians
- São Paulo enfrenta o Palmeiras no Paulistão sub-20; saiba onde assistir
- Dorival desabafa sobre crise política e cobra reestruturação
