Com baixas para 2016, Tricolor deve compor elenco com atletas da base

Além da aposentadoria do ídolo Rogério Ceni, São Paulo também não contará com Alexandre Pato e Luis Fabiano para a próxima temporada

Fonte Fox Sports
Peça importante no elenco, Rodrigo Caio é uma jóia da base do São Paulo (Maurício Rummens / Fotoarena)
Com vaga garantida na próxima edição da Copa Bridgestone Libertadores, o São Paulo, que atravessa fase complicada nos bastidores, já pensa na temporada 2016. Para suprir as baixas para o próximo ano, o Tricolor deve recorrer às categorias de base. Campeão da Copa do Brasil sub-20, em final disputada contra o Atlético-PR, o time do Morumbi pode enxergar com bons olhos para a próxima “safra” de jogadores e talentos do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, localizado em Cotia.
Gerente das “canteras” são paulinas, Rodolfo Canavesi, que trabalhava no Desportivo Brasil e foi contratado ainda na gestão de Aidar, afirma que o CFA pode render atletas importantes para o elenco profissional. “São meninos 96 e 97 que têm um futuro muito grande. Dependendo de como for realizada essa transição para o profissional, a gente vai dar bons frutos para o clube”, explicou Rodolfo em entrevista exclusiva para o FOXSports.com.br.
Com relação aos principais talentos que podem compor o elenco principal, Rodolfo citou três atletas que atingiram melhor rendimento e estão mais próximos de receber uma oportunidade. “O número 10, que é o Lucas Fernandes, o 11, David Neres, e o Joanderson, são garotos que estão tendo destaque neste ano”, disse o gerente executivo das categorias de base.
O momento turbulento vivido pelo clube é algo que, apesar da vaga para a Libertadores, pode atrapalhar o ambiente no grupo de atletas. Para Rodolfo, porém, essa “pressão” não interfere nos trabalhos realizados em Cotia. “No dia a dia, pouco. Talvez em um planejamento a longo prazo congele um pouco, até a gente definir outras diretrizes”, argumentou.
No elenco profissional, o clube possui onze atletas formados na base. Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis, que têm participado de boa parte do jogos da equipe, são os principais nomes formados no time e que ainda defendem as cores do São Paulo. Os dois primeiros fazem parte da Seleção Olímpica do Brasil.
Outro garoto que recebeu certo destaque é o atacante Murilo, promovido pelo ex-treinador do time, o colombiano Juan Carlos Osorio, e mantido por Doriva na equipe principal.
Espelho para os jovens que buscam subir para o time principal, Rodrigo Caio, que foi promovido ao profissional com 17 anos, entende o momento vivido pelo Tricolor e disse que a equipe pode confiar nas “crias” de Cotia. “Sabemos da dificuldade do clube para contratar jogadores. Com calma, sem pressa, aos poucos vão surgir mais garotos. O São Paulo tem uma base muito qualificada”, afirmou o defensor à reportagem.
A transição da base para o elenco principal é um dos períodos mais complicados na carreira dos atletas, já que se trata de uma mudança drástica na realidade e nas responsabilidades dos garotos. Para Rodrigo, esta adaptação deve ser realizada de forma a respeitar o tempo de cada jogador. “É uma adaptação a longo prazo. A base do São Paulo tem muitos bons jogadores. A gente viu no sub-20. O time foi campeão e ficamos na esperança de que muitos possam subir, estar com a gente”, disse.
Sobre uma possível interferência do momento crítico nos bastidores do Tricolor no início da carreira dos jovens que já estão no profissional, o camisa 3 afirma que os “moleques” já estão preparados para encarar a situação. “Claro que não é fácil entrar num time que não está tão bem, e não tem uma sequência boa. Mas acredito que no futuro, com uma preparação bem feita, vai ter a oportunidade certa pra surgirem jogadores da base”, declarou Rodrigo Caio.
O jogador, porém, não considera a situação atual do Tricolor como ideal para promover um talento ao time profissional. “Tenho certeza que o futuro é da base, dos jogadores jovens. Não digo agora porque estamos passando por um momento difícil e não é o momento de lançar os moleques. Tem o momento certo de lançar, a diretoria sabe muito bem disso”, completou.
Caso Iago Maidana
Se a situação não é boa, ainda pode piorar. Punido em R$ 100 mil pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido ao caso Iago Maidana, o time paulista ainda não está livre de um gancho ainda maior, como rebaixamento ou ser proibido de contratar jogadores, pois alguns artigos ainda serão julgados pelo Comitê de Resolução de Litígios da CBF.
O jovem defensor, que pertencia ao Criciúma, foi comprado pela “Itaquerão Soccer”, que desembolsou cerca de R$ 800 mil para fechar o acordo. Com os direitos federativos do atleta já adquiridos, a empresa colocou o jogador no Monte Cristo, clube da terceira divisão do futebol goiano. Em menos de 24 horas, o zagueiro de 19 anos teve 60% de seus direitos vendidos ao São Paulo, pelo valor de R$ 2,4 milhões.
Perdas para 2016
Quarto colocado no Campeonato Brasileiro, o clube do Morumbi terá de disputar a fase preliminar da Copa Bridgestone Libertadores, que acontecerá no início de 2016. Desta forma, o Tricolor, que ainda não tem treinador para comandar o time, precisa agir rapidamente para reformular o elenco e buscar novas peças para substituir alguns medalhões que deixarão o Centro de Treinamento da Barra Funda e não farão parte da equipe para a disputa dos campeonatos do próximo ano.
O principal “desfalque” para a temporada 2016 é o capitão e ídolo da equipe paulista, Rogério Ceni, que tem jogo de despedida marcado para dia 11 de dezembro. A partida será realizada no Estádio do Morumbi e contará com a presença de atletas importantes da história do time, dividindo em duas equipes os campeões dos Mundiais de 1992 e 1993 contra os jogadores que conquistaram o mundo em 2005.
Com 42 anos de idade, o arqueiro tricolor completou 25 anos defendendo o manto do clube em 2015, e é a maior referência para as últimas gerações de torcedores do time da capital paulista.
Outra saída confirmada é a do atacante Alexandre Pato, que tem contrato com o Corinthians até o fim de 2016 e não retorna para o São Paulo para realizar a pré-temporada. Com o alto custo para contratar o atleta de forma definitiva, a equipe do Morumbi não encontra alternativas financeiras para evitar o fim da passagem do principal atleta do time neste ano.
Luis Fabiano é outro ídolo são-paulino que já busca outra equipe para defender. Criticado por parte da torcida, o centroavante não conseguiu boa sequência de jogos, e tem o término de seu contrato com o clube no fim desta temporada.
Na última semana, o Fabuloso concedeu entrevista coletiva para falar sobre a saída do time, e, segundo ele, deixar o Tricolor é como um divórcio. O bate-papo com os jornalistas emocionou o camisa 9 e o presidente da equipe, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, que acompanhava o momento de perto.
Além dos três atletas já citados, Paulo Henrique Ganso é mais um que pode tomar outro rumo na carreira. Cotado para voltar ao Santos, clube em que foi formado, o meio-campista não conseguiu se encontrar no Morumbi e foi constante alvo de críticas dos torcedores.
Avalie esta notícia: 40 10
VEJA TAMBÉM
- VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net