O Curioso caso de Alexandre Bourgeois

Fonte Isto é SPFC
A coluna normalmente trata apenas dos assuntos relacionados à política do clube. No entanto, depois da tragédia ocorrida neste último domingo, gostaria de dedicar alguns parágrafos ao tema.
Há tempos que o nosso amado clube brasileiro tem perdido jogos importantes, decisões, frustrando a expectativa de seus torcedores. Porém, esse ano extrapolou o limite de derrotas em clássicos numa escala jamais vista, sequer, imaginada. O entra e sai de técnicos, jogadores e demais profissionais relacionados, combinado com os sucessivos fracassos, transformaram o São Paulo Futebol Clube numa “moenda” de profissionais da bola. E tais fatos não podem ser considerados uma mera coincidência.
A falta de comando, incompetência dos gestores, denúncias de irregularidades em contratações, “maquiadas” em comissões para empresários, somadas a nítida apatia e falta de ambição de vários atletas, sobretudo os “medalhões”, é uma das principais causas desse cenário desastroso.
Não é crível que uma empresa forte, possa se interessar em divulgar sua marca numa equipe tão desorganizada e acumuladora de fracassos.
Entretanto, é importante que o torcedor seja inteligente nesse momento, e não acredite que nosso problema é apenas a opção pelo 4-3-2-1, 4-3-1-2, Lucão, Bruno, Hudson e Reinaldo, nosso problema é mais embaixo, ou melhor, acima. Como já comentado na última semana, por esse humilde escriba, enquanto o nosso amado clube brasileiro for administrado de forma “coronelista” sempre veremos o interesse próprio, os conchavos políticos, sobrepujarem o correto, digno e o melhor para nosso clube.
Ouso dizer que: HOJE, com esse elenco e diretoria direta, nem Pep Guardiola faria o São Paulo Futebol Clube campeão, seja em qual campeonato for!
Retomando o tema, como havia mencionado na coluna anterior, há mais ou menos 20 dias o ex-CEO do São Paulo Futebol Clube, Alex Bourgeois, foi surpreendentemente demitido em meio à “fumaça” da demissão do técnico Doriva. Ressalto a surpresa, pois o mesmo havia sido readmitido praticamente há uma semana quando Leco assumiu interinamente a presidência do clube.
Tal fato chama a atenção, uma vez que sua presença na atual gestão seria a chave para a implantação do modelo de governança, criação do fundo para captação de investimentos e negociação da dívida apresentado e descartado pelo presidente renunciado (após Abílio Diniz recusar seu apelo por um aporte de capital), e pelo menos inicialmente visto com bons olhos pelo atual.
Alex Bourgeois não apenas é executivo de confiança de Abílio Diniz, possui experiência no futebol com passagem pela Teisa (Terceira Estrela Investimentos), criando com sucesso o comitê gestor num clube rival e sua expertise em mercado financeiro e investimentos, com atuação comprovada como diretor do famoso banco norte americano JP Morgan.
O citado executivo foi demitido por acusação de supostos vazamentos de informação para a imprensa. Todavia, tais acusações não foram devidamente investigadas.
A matéria do suposto vazamento segue no link abaixo:
CLIQUE AQUI
Percebam que as datas de publicação e desligamento do profissional não seriam suficientes para uma investigação mais aprofundada.
Esclareço que minha intenção não é advogar gratuita ou onerosamente para o executivo. Mas, estimular o debate e uma reflexão sobre o tema. Tentar entender como um profissional é admitido e dispensado em tão curto espaço de tempo e por qual razão. Sobretudo, considerando que esse profissional teria um papel de extrema importância para negociar e sanar dívidas, além de proporcionar a implantação de novos modelos de gestão para uma administração sem credibilidade e obsoleta.
Pesquisando e confrontando as declarações publicadas, concluí que suas declarações com relação à remuneração do gerente-executivo Gustavo Vieira, foram mal interpretadas, ou talvez, mal apresentadas. Nesta comparação sobre o tema, fica claro que o montante final não é a discussão, mas a forma como é composto.
O ex-CEO entendia que para fazer jus ao valor total proposto, a remuneração deveria ser feita através de bônus por resultados, mais ou menos no modelo do gestor rival, Alexandre Mattos, e não envolvendo percentuais em vendas e valorização de atletas.
Ante os fatos, eliminada essa possibilidade, verificando outras, acharemos algumas divergências no discurso e atitude com o atual Vice Presidente de Futebol, Ataide Gil Guerreiro:
“Desde que eu vetei a compra do Doria por R$ 24,4 milhões, com direito a uma comissão de R$ 4 milhões, o Ataíde (Gil Guerreiro) ficou p… e passou a inventar que eu vazava as coisas”, reclama. “Só que eu saí e continuam vazando as coisas”, acrescenta Bourgeois.
“O Ataíde é irresponsável com o dinheiro do São Paulo e isso ficou claro no empréstimo do Doria, que foi cedido de graça pelo Olympique, mas o clube teve de pagar R$ 900 mil de comissão ao agente. Se fosse para ser assim, que não tivesse negócio.”
“Ele disse que fará um esforço sobrenatural para comprar o Pato. É que não é o dinheiro dele para falar uma bobagem dessas, porque o São Paulo não tem como comprá-lo”, detona Bourgeois.

Fonte: DIÁRIO DE SP
Entretanto, tais acontecimentos ainda não foram suficientes para convencer sobre a necessidade de dispensá-lo.
Uma instituição que passa pela pior crise de gestão administrativa, financeira e esportiva dispensar e eliminar de seu organograma um profissional que poderia por um custo/benefício relativamente baixo (cerca de R$ 30.000,00, negociáveis, segundo fonte), implementar um modelo de gestão profissional, negociar dívidas, captar recursos, não me parece uma decisão inteligente!
Infelizmente, mais uma vez estamos vendo as jurássicas figuras da política tricolor, fazer prevalecer seus conchavos e, interesses, sobre a modernidade, credibilidade e dignidade que deveriam reger o clube!
E você torcedor, o que acha disso?
Em tempo, faço menção à matéria publicada no LANCE, hoje, e que foi um dos alertas do profissional tema desta coluna:
CONFIRA AQUI
Avalie esta notícia: 77 5
VEJA TAMBÉM
- VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net