Em apenas três semanas o Brasil conhecerá o seu mais novo campeão. E quanto mais se aproxima este momento de decisão do futebol nacional, menos times se colocam como concorrentes realmente ameaçadores para o reinado do São Paulo. Após os jogos da 35ª rodada do Brasileirão 2008, praticamente duas equipes se mantém com chances matemáticas de conquistar o troféu: o Tricolor Paulista e o Grêmio. Flamengo (3%), Cruzeiro (1%) e Palmeiras (1%) ainda têm possibilidades, mas elas são tão inexpressivas que seria muito surpreendente se um deles realmente conseguisse superar os atuais líder e vice-líder.
A luta para escapar da zona de rebaixamento segue emocionante e muito tensa. Fluminense, Atlético-PR e Náutico se deram bem na rodada, venceram seus adversários e ganharam novo fôlego na disputa.
A briga pela taça e pela Libertadores
Com a vitória sobre o Figueirense por 3 a 1 neste fim de semana, o São Paulo está muito próximo de conquistar seu sexto troféu do Brasileirão. Segundo o site Infobola, as chances do time tricolor festejar mais uma vez o título nacional é de 69%. Para isso precisa continuar mantendo os bons resultados contra os três últimos adversários: Vasco (São Januário), Fluminense (Morumbi) e Goiás (Serra Dourada ou Itumbiara). A vaga na Libertadores é praticamente certa: 99% de chances de estar nela em 2009.
O Grêmio tem menos da metade do percentual do concorrente: 26%. Não bastaria apenas vencer todos os seus próximos adversários (Vitória, Ipatinga e Atlético-MG), mas também secar o São Paulo para que ele tropeçasse em campo. Enquanto planeja uma possível conquista de título, um motivo o clube já tem para comemorar: a presença na Libertadores é praticamente certa (98%).
A luta na parte de baixo da tabela
Os resultados do fim de semana deixaram os torcedores de Atlético-PR e Santos um pouco mais aliviados do que os demais times que brigam contra o rebaixamento. Com vitórias apertadas sobre Vitória (2 a 1) e Internacional (1 a 0), respectivamente, estas equipes têm mais chances de permanecer em 2009 na elite do futebol. Enquanto santistas tem apenas 1% de chances de cair de divisão, rubro-negros paranaenses tem 12%.
Fluminense e Náutico, que conquistaram boas vitórias contra Portuguesa (3 a 1) e Cruzeiro (5 a 2), vem logo em seguida com 26% de possibilidades de rebaixamento. A situação vai ficando cada vez mais desesperadora para os quatro últimos colocados. O Vasco, 17º colocado, tem 61% de chances de cair pela primeira para a Série B. A Portuguesa, 18ª colocada, aparece logo em seguida com 83% de chances. Figueirense (93%) e Ipatinga (98%) estão à beira do abismo e um simples empurrão acaba com a participação destes times na elite do futebol.
Grêmio é o que tem mais chances de tirar taça de campeão brasileiro do São Paulo
Resultados da 35ª rodada deixam demais concorrentes com possibilidades matemáticas muito baixas de surpreender os dois favoritos ao título
Fonte Globo Esporte
17 de Novembro de 2008
Avalie esta notícia:
6
6
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo- Sem gastar, São Paulo articula troca com River por Enzo Díaz e Gonzalo Tapia
- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Novo craque: Joia de Cotia estreia no time principal em triunfo do São Paulo sobre o Internacional
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8