O empresário Ricardo Silva, dono de uma das maiores companhias de direitos de transmissão de futebol, pretende criar em quatro anos um novo torneio: a Liga dos Campeões das Américas. A competição teria equipes dos principais países da América do Sul, Central e do Norte. Cada clube receberia US$ 5 milhões (cerca de R$ 20 milhões) para participar. O ganhador levaria US$ 30 milhões (cerca de R$ 120 milhões).
A ideia foi recebida com entusiasmo em alguns jornais sul-americanos. No "Clarín", da Argentina, a reportagem afirma que a nova competição poderia salvar o futebol do continente. No entanto, o correspondente da BBC Tim Vickery não se mostra entusiasmado. Na opinião do jornalista, existem três fatores que são grandes barreiras para a criação do novo campeonato.
- São três problemas: um é a distância. Não pode usar o modelo europeu, a Europa é muito menor. A distância de Buenos Aires para a Cidade do México é maior que a de Londres até a Índia. São hemisférios diferentes. A distância vai desgastar os jogadores de maneira escandalosa. O problema número dois é conseguir os vistos para poder entrar nos Estados Unidos. O terceiro problema é a política. São duas confederações: Conmebol e Concacaf. Os países mais fracos, dos Caribes, serão cortados, porque não são rentáveis. A Concacaf tem muitas ilhas Caribe, que têm força política - disse Vickery.
Na opinião do jornalista, seria mais viável criar uma competição com menos clubes, envolvendo os melhores da Conmebol e da Concacaf, em apenas uma sede, sem jogos com mando de campo.
- Pessoalmente, eu acho mais viável Concacaf e Conmebol manterem suas respectivas identidades. E aí, no início do ano, fazer um torneio no México em um ano, na Colômbia em outro. Faz um torneio com os quatro melhores da Liga dos Campeões da Concacaf e da Libertadores. Acho isso mais viável que uma competição onde um time de Buenos Aires tem que ir para o Canadá.
O formato proposto por Ricardo Silva teria 64 clubes. O Brasil e os Estados Unidos seriam os países com maior número de representantes: 16. A Argentina teria 10. México (oito), Colômbia (três), Chile e Uruguai (dois) seriam outros países com vaga garantida. Equador, Peru, Bolívia, Costa Rica e Guatemala teriam participantes na fase preliminar.
Tim Vickery não crê que Liga dos Campeões das Américas seja possível
Torneio teria 64 clubes, sendo 16 brasileiros. Mas, na opinião do jornalista da BBC, as grandes distâncias, a burocracia e a política atrapalhariam o torneio
Fonte SPORTV
25 de Setembro de 2015
Avalie esta notícia:
10
11
VEJA TAMBÉM
- REVIRAVOLTA! ARBOLEDA ESTÁ NO CT E TEM REUNIÃO NO SÃO PAULO: ELE VAI VOLTAR?- DEU TRETA! A QUEDA POLÊMICA DE RUI COSTA NO SÃO PAULO CAUSOU NOS BASTIDORES
- RETORNO À EUROPA? Lateral recebe proposta milionária da Turquia e se aproxima de adeus ao São Paulo
- QUASE 300 MILHÕES?! Ticketmaster pode injetar grana astrônomica no SPFC e transformar finanças
- Rafinha assume interinamente futebol do São Paulo após saída de Rui Costa
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo