Segundo especialistas, dívida do SPFC é maior do que a exposta por Aidar

Fonte 90MIN
Os números do programa de reforma de gestão apresentado pelo presidente Carlos Miguel Aidar não convenceram muita gente no São Paulo. Na reunião em que mostrou o projeto, na última sexta-feira, o mandatário tricolor afirmou que a dívida do clube estava 'somente' em R$ 137 milhões - metade do valor admitido pelo próprio Aidar alguns meses atrás (R$ 280 milhões). Uma inspeção mais atenta das contas do clube, todavia, mostra que o tamanho do rombo nas contas do tricolor paulista é maior do que o presidente admite.
Os números apresentados pelo presidente separaram a dívida financeira de outras obrigações (empréstimos bancários, impostos não pagos, obrigações da Timemania e débitos com fornecedores e empresários). Somados, esses valores estão próximos da primeira soma trabalhada por Aidar: R$ 280 milhões.
- É dívida financeira. Você sabe a data, ele [Aidar] estava analisando o semestre [de 2014]. Se você pega a dívida financeira, bancária, toda a dívida com instituições financeiras, é aquela mesmo - admite Osvaldo Vieira de Abreu, vice de administração e finanças do clube.
Especialistas consultados pelo UOL Esporte divergem da interpretação feita por Aidar para o tamanho da dívida são-paulina. Para os auditores, fica clara a tentativa de maquiar a situação financeira do clube:
- Uma dívida bancária ou um empréstimo é uma obrigação bancária. Uma dívida com o governo por impostos, parcelados ou não, na Timemania ou no Refis, não deixa de ser uma obrigação. Na semântica da coisa, pode ser encarada como dívida. Tanto faz o nome. Você também pode chamar um empréstimo de obrigação. É tudo uma questão de nome. É semântica. Para a contabilidade, nós contadores dizemos que o passivo todo é um conjunto de obrigações - afirma Carlos Aragaki, da UHY Moreira Auditores.
- Esse número é certamente muito maior, quando se fala em R$ 137 milhões, eu não me atentei ao número, mas sabia que era algum uso de retórica na discussão, porque R$ 137 milhões nós sabemos que não é. O endividamento líquido do São Paulo é muito maior do que isso. Não faz sentido nenhum. Está se tentando justificar um número. O São Paulo deve muito mais que isso - defende Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria.
- Tem muito mais. Tem a parte operacional, a parte tributária e outras coisas. Dizer que a dívida é R$ 137 milhões quando até o ano passado era R$ 341 milhões é complicado - diz Amir Somoggi, consultor de gestão esportiva.
Apesar de tudo, Osvaldo Vieira de Abreu acredita que a situação melhorará muito já no ano que vem. O diretor vem trabalhando pesado para conter gastos e sanar situação financeira do clube do Morumbi.
- ?As coisas estão se ajustando, essa reestruturação de gestão está sendo implantada, e realmente o resultado disso demora. Até 2016 com certeza estaremos dentro do equilíbrio em continuando dessa maneira - defende o vice de finanças.

Avalie esta notícia: 7 63
VEJA TAMBÉM
- REVIRAVOLTA! ARBOLEDA ESTÁ NO CT E TEM REUNIÃO NO SÃO PAULO: ELE VAI VOLTAR?
- DEU TRETA! A QUEDA POLÊMICA DE RUI COSTA NO SÃO PAULO CAUSOU NOS BASTIDORES
- RETORNO À EUROPA? Lateral recebe proposta milionária da Turquia e se aproxima de adeus ao São Paulo
- QUASE 300 MILHÕES?! Ticketmaster pode injetar grana astrônomica no SPFC e transformar finanças
- Rafinha assume interinamente futebol do São Paulo após saída de Rui Costa


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net