As idéias de Osorio

por Flávio Prado

Fonte Gazeta Esportiva
Osorio vem tentando implantar seu estilo no clube (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
O futebol no Brasil é muito curioso. Todo mundo acha que entende, qualquer um fala sobre ele nos bares, nas ruas e na mídia, como se fosse especialista. E surgem “verdades”, que ficam incontestáveis, até que algo novo apareça e retire de cena o previamente visto como definitivo. A chegada de Juan Carlos Osorio mexeu como muitos desses fatores. Mesmo sendo um treinador importante da América há, pelo menos, 5 anos, era desconhecido por aqui. Estudar, tentar estar informado, saber o que circula ao seu redor, não é uma prática adotada pelos futeboleiros. E estou incluído, é claro, a própria mídia “especializada”. Não é porque o cara tem um microfone de rádio, televisão ou um blog, que fala de esportes, que ele vira um conhecedor profundo. E entre nós, com pouco hábito de leitura, falta de boas escolas e educação básica, conhecimento e aperfeiçoamento, servem mais para motivo de escárnio do que de elogios. É só olharmos o que se falou de Tite, Dorival Junior, Vagner Mancini, Mano Menezes e outros tantos, por terem procurado intercâmbio e atualização no exterior. Os que não sabem e nem querem saber, do alto de seus dogmas, advindos não sei de onde, preferem as gozações. Quando não se conhece algum tema, ou você tenta aprender, ou procura minimizá-lo. O jeito Macunaíma brasileiro, faz da busca ao aprendizado, razão de chacota. E Osorio, que conhece futebol como poucos, enfrenta, exatamente, isso. Nossos cartolas não são escolhidos por mérito e sim por politicagem. O pessoal de mídia, dificilmente passou por testes de excelência sobre o tema futebol, que tanto fala. E aparecem as frases feitas. “Time que está ganhando não se mexe”. “O Brasil ganhou 5 mundiais, não precisa aprender nada com ninguém de fora”. “Esse cara é um Professor Pardal”. “Treinador é muito teimoso”. Bobagens plenas. Osorio estudou muito para tirar suas conclusões e metodologia de trabalho. Nossos principais treinadores, estão fazendo o mesmo. O problema é que os jogadores brasileiros não foram preparados nas bases, sempre as famigeradas bases, para terem cultura tática. E só aprendem isso, na marra, lá fora. Vejam o Lucas, que chegou no PSG e o Lucas de hoje. Sintam o Willian, o Oscar ou o Fernandinho do futebol inglês, enquadrados em esquemas táticos e comparem com as produções na seleção brasileira. Osorio foi, ou deveria ser, contratado, para mudar essa falta de conceito tático na cabeça dos profissionais do nosso principal esporte. Assim como Tite, Dorival, Mancini e outros brasileiros também querem fazer. Se você tiver um Neymar, ou um Messi, e lhes der um caminho tático correto, eles irão mais longe. A genialidade deles ficará mais aflorada. No caso dos comuns, bem posicionados e sabendo, exatamente, as melhores decisões a serem tomadas, subirão de produção. Num país onde o jeito de jogar é tão primário, um trabalho desse porte é bem mais complicado. Mais ainda porque os dirigentes e 85% da mídia, que são os “julgadores”, não estão capacitados para fazê-lo. Vai ser difícil a “sobrevivência” de Osorio, num terreno tão áspero. Clamam para que ele abandone suas convicções de marcação ofensiva, posse de bola, decisões rápidas, imposição de jogo, por uma retranca e contra ataques. A curto prazo vai evitar vexames como os dos jogos contra Goiás e Ceará, mas a longo prazo, não se sairá do lugar comum. Estamos diante de uma opção. O que se quer para o futebol brasileiro, e mais precisamente do São Paulo F.C. ? O desejo é vermos jogos velozes, bonitos e vibrantes como dos ingleses, por exemplo, ou seguiremos apreciando resultados apertados, partidas cansativas e futebol de tédio? São dois caminhos opostos. Há quem vote pelos conceitos de Osorio e os que prefiram mais a linha “Celso Roth”. Ganha-se e perde-se das duas maneiras. O gosto, pelo jeito de se ver jogar, fica por conta dos conceitos cada um, seja ele conhecedor, pseudo especialista, cartola ou torcedor. Eu, que amo futebol, estou fechado com os pensamentos do treinador colombiano e você, que também ama, o que pensa ?
Avalie esta notícia: 136 5
VEJA TAMBÉM
- REVIRAVOLTA! ARBOLEDA ESTÁ NO CT E TEM REUNIÃO NO SÃO PAULO: ELE VAI VOLTAR?
- DEU TRETA! A QUEDA POLÊMICA DE RUI COSTA NO SÃO PAULO CAUSOU NOS BASTIDORES
- RETORNO À EUROPA? Lateral recebe proposta milionária da Turquia e se aproxima de adeus ao São Paulo
- QUASE 300 MILHÕES?! Ticketmaster pode injetar grana astrônomica no SPFC e transformar finanças
- Rafinha assume interinamente futebol do São Paulo após saída de Rui Costa


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net