Abílio Diniz indicou Leão para ser técnico do São Paulo em 2011, influenciou e conseguiu. Mostrou conhecer nada de futebol. Além disso, faz cornetagens em seu blog quase sempre equivocadas. Poderes no departamento de futebol? Quais são os conhecimentos dele?
Abilio é do tipo que, por ser rico e “são paulino”, faz força para interferir no dia a dia do clube. Mas o empresário se associa a pessoas erradas. O aliado de Juvenal Juvêncio já pousou de helicóptero nas dependências do clube para ostentar sua vaidade.

Se Vinícius Pinotti emprestou dinheiro para o São Paulo, e hoje tem influência no Marketing do clube, a competência e conhecimento na área pesaram favoravelmente. Abílio Diniz quer usar o clube para exercer seu orgulho e desconhecimentos de bola.
“Desenvolvi uma capacidade de análise através da televisão, o que limita um pouco a visão de conjunto, mas em contrapartida, me dá uma riqueza de detalhes enorme”, Abílio Diniz. Como “especialista” em futebol, o empresário poderia somar em outras áreas.
Temos visto no futebol casos de boa sintonia entre paixão e negócios. Um exemplo é a Crefisa no Palmeiras. Em outros casos, torcedores rivais ilustres, influentes e ricos têm trabalhado a favor de seus clubes. O que Abílio faz ou fez pelo São Paulo? Só cornetagens.
Com a CBF é diferente. As empresas de Abílio pagam anualmente R$ 40 milhões para a entidade corrupta do futebol brasileiro. São R$ 10 milhões do Extra e U$$ 10 milhões da Sadia. O faturamento da CBF com patrocínios é maior do que os 11 maiores clubes do País.

Quando Abílio tinha o Audax, time que revelava bons jogadores, nenhum atleta veio para o São Paulo. Não houve uma indicação sequer. O principal jogador já revelado por eles foi para o rival. Futebol não é filantropia, mas quem palpita, interfere e usa deveria colaborar.
“Tenho amor, respeito e lealdade pelo Clube, pelos seus dirigentes, pelo seu Conselho e pelas pessoas de bem que estão lá e por lá já passaram. Nunca trabalharei contra”. Abilio Diniz.
Simpatia é bem diferente de amor.
Wender Peixoto
Twitter: @peixotowender