O clássico paulista promete um duelo tático interessante. O Palmeiras, que tinha um crônico problema no sistema defensivo, conseguiu amenizar os erros após o técnico Vanderlei Luxemburgo adotar o esquema tático 3-5-2, com o volante Martinez sendo improvisado no lado esquerdo, Roque Júnior ganhando a vaga na função de líbero, enquanto Gustavo foi efetivado no setor direito. Atuando assim, o Verdão sofreu apenas um gol nas últimas oito partidas.
O São Paulo adota o 3-5-2 tradicional, com o trio Rodrigo, que avança muito pelo lado dieito, André Dias mais fixo, e Miranda se lançando pelo setor esquerdo. Os alas, geralmente, não são laterais de ofício. No clássico, a tendência é que o volante Zé Luís atue na direita, com o meia Jorge Wagner, o maestro nas jogadas de bola parada, exercendo a função na esquerda.
Quem é o favorito?
Na última segunda-feira, os palmeirenses Leandro e Diego Souza cantaram de galo e afirmaram que o Verdão era o favorito diante do São Paulo. O lateral-esquerdo adotou um discurso baseado nos números impressionantes da equipe nos jogos dentro do Palestra Itália. Em 13 partidas no Brasileiro, foram 11 vitórias, um empate (Figueirense) e apenas uma derrota (Sport).
- O Palmeiras é o favorito contra o São Paulo. Estamos jogando dentro de casa, com o apoio da nossa torcida, onde perdemos apenas uma partida no Campeonato Brasileiro. Eu acredito que temos de 60% a 70% de chances de sair de campo com a vitória - diz Leandro.
Diego Souza também seguiu a mesma linha de raciocínio de Leandro. Porém, o dono da camisa 7 alviverde mostrou um ciúme do São Paulo e acusou a imprensa de supervalorizar a estrutura, o elenco, o treinador e tudo que envolve o rival paulista.
- Todo mundo supervaloriza o São Paulo e esquece dos outros times. As pessoas dizem que o São Paulo, quando vai decidir, chega sempre muito forte. Enaltecem apenas o time deles e esquecem que o Palmeiras também está no mesmo nível e tem o seu valor, assim como o Grêmio, Flamengo e Cruzeiro. Somos os atuais campeões paulistas - afirma Diego Souza.
Já no lado do São Paulo, o capitão Rogério Ceni, os zagueiros André Dias e Rodrigo, e o meia Jorge Wagner, entre outros, encararam com naturalidade o favoritismo apontado pelos jogadores do Palmeiras ao seu time. Os são-paulinos entendem que o rival, por jogar em seu campo, tem o direito de cantar de galo.
Já o técnico Muricy Ramalho, em um primeiro momento, ironizou os 70% de favoritismo apontado pelo lateral-esquerdo Leandro para o Palmeiras. Com ironia, ele disse que 30% era um ótimo percentual para o Tricolor garantir a vitória. Porém, durante a sua participação no programa Globo Esportivo, na Rádio Globo, na última terça-feira, no estúdio Osmar Santos, na sede do jornal Diário de São Paulo, o comandante são-paulino falou grosso.
- Eu aposto 100% na vitória do meu time. O São Paulo é o atual bicampeão brasileiro, vem treinando bem, tem um elenco forte e que cresce em jogos decisivos. Somos favoritos diante do Palmeiras. Acredito na minha equipe - ressalta Muricy Ramalho.
Luxa faz mistério e Martinez vira dúvida Luxemburgo não definiu quem será o substituto de Jumar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A tendência que Leo Lima assuma a posição. Já o curinga Martinez, que vem atuando na zaga, sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda e virou dúvida. Caso seja vetado, Pierre entrará no time.
Apesar de fazer mistério e não revelar o time titular, Luxemburgo acena com a possibilidade de fortalecer o poder de marcação no lado direito, justamente para contar os avanços de Jorge Wagner e Hugo pelo setor esquerdo. Elder Granja pode ser barrado para a entrada do volante Sandro Silva no setor.
Caso Sandro Silva atue na direita e Martinez não jogue, Evandro entrará no meio-campo para ajudar Diego Souza na armação de jogadas. Com isso, Pierre e Leo Lima atuarão no meio-campo.
Muricy deixa dúvidas no ar No Tricolor, o técnico Muricy Ramalho comandou um treino fechado durante a semana, e escalou a equipe com Jancarlos na lateral e apenas um atacante na frente: Borges. Mas, na última sexta-feira, Dagoberto se recuperou das dores na coxa direita, treinou normalmente e foi confirmado entre os relacionados para a partida. Muricy não revela se vai com o esquema 3-6-1 ou se colocará Dagol ao lado de Borges. A tendência é que ele fique com a primeira opção.
- A gente respeita as características dos jogadores. Mas temos que definir primeiro como está o Dagoberto na parte física. Tenho um time na cabeça, dois tipos de esquemas bem treinados e posso escolher, como aconteceu no primeiro turno - explica o treinador.
Para Muricy, o duelo será ainda melhor porque os dois times puderam trabalhar durante toda a semana. E ambos estão em grande momento na competição.
- São duas equipes bem definidas na parte tática. Tiveram uma semana para trabalhar, e com a parte física apurada a técnica aparece. Vai ser um grande jogo. O Palmeiras não perde há oito jogos, a gente há nove. É bom não lembrar quando perdermos da última vez, significa que o trabalho foi bem feito - comemora o comandante são-paulino
Notícias
Oscar passa por exames e São Paulo divulga diagnóstico do meia após incômodo no joelho
São Paulo atualiza estado de Oscar, mas preocupações pairam sobre recuperação do atleta
São Paulo controla contato físico de Calleri durante treinos, em busca de recuperação segura
Belmonte cobra reforços e revela desejo de um elenco forte no São Paulo para a temporada
São Paulo define futuro de Galoppo, mas negociação só será fechada após Brasileirão em dezembro
Enzo Díaz passa por cirurgia na Argentina e se despede do São Paulo em 2025
Desfalque no São Paulo: Enzo Díaz passa por cirurgia e não retorna mais em 2023
Lucas Moura desafia limites e busca reabilitação no São Paulo após longas lesões, foco na reta final
Investimento milionário no Tricolor? Empresário projeta SAF com acionistas torcedores e mira grande parceiro
Fora da temporada? Enzo Díaz passa por cirurgia para hérnia inguinal e projeta volta só em 2026.
Foi só uma brincadeira: Vitor Roque tenta se explicar após postagem que gerou revolta
RACISMO AQUI NÃO! São Paulo dá exemplo e recusa show de Kanye West após falas nazistas
São Paulo se prepara para o confronto decisivo com treino intenso no CT da Barra Funda
SAF no São Paulo? Empresário emociona conselheiros e propõe mudança histórica no clube!
São Paulo pede investigação à CBF após ofensas racistas em jogo da Copa do Brasil Sub-20
Em busca de reforços! Com foco em equilíbrio financeiro, São Paulo mira elenco mais jovem em 2026
Pentacampeão do Brasil reage à polêmica dos sintéticos e alerta: "Talento não se esgota"
Sem o Morumbi, São Paulo amarga má fase e ainda busca primeira vitória na Vila
Qual sua opinião? Torcida do São Paulo cobra reformulação e monta lista de dispensa com 10 jogadores
Negociação à vista: São Paulo pode trocar Galoppo por Enzo Díaz com o River Plate
Clima esquenta! Belmonte responde Muricy e projeta temporada vitoriosa em 2026
Lucas Moura vê assistências despencarem em 90% e gera alerta entre torcedores do São Paulo
Realidade Jovem desafia o São Paulo em embate decisivo do Paulistão feminino; saiba onde assistir!
Jogadores que enfrentaram problemas cardíacos no passado: relembre casos marcantes no futebol brasileiro
Oscar passa por bateria de exames após desmaio e evita falar sobre possível aposentadoria
Após desmaio, Oscar, do São Paulo, tranquiliza torcedores: "Vai ficar tudo bem
Oscar se mostra "clinicamente bem e estável", revela boletim médico de São Paulo sobre jogador
Lucas se destaca no São Paulo e mira desfecho brilhante para a temporada em andamento
São Paulo usa data Fifa como trunfo para reduzir DM e avaliar futuro de Oscar em campo
Decisão tomada nos bastidores: São Paulo pausa tudo e muda planos para 2026!