Devido às más campanhas de Fluminense e Vasco, o futebol carioca corre o risco de ter apenas dois representantes no Campeonato Brasileiro de 2009. Seria a menor participação do Rio de Janeiro desde a criação do Nacional, em 1971. Mas se na classificação, dois dos quatro clubes cariocas estão na parte de baixo, o Rio domina o "pódio" no ranking de cartões vermelhos. Fluminense e Vasco são os clubes com mais jogadores expulsos no Brasileiro deste ano.
O Fluminense é o líder no quesito número de atletas que receberam cartões vermelhos: dez. O Vasco vem logo em seguida com nove expulsões. Em terceiro lugar, está o Botafogo, com oito, empatado com Palmeiras e Goiás.
Os mais "avermelhados" de Flu e Vasco não são homens de marcação, como zagueiros ou volantes. O líder no Tricolor carioca é o atacante Washington, expulso contra a Portuguesa no Canindé (por uma suposta cotovelada) e diante do Grêmio no Maracanã (por empurrar o goleiro Victor). No Vasco, o número 1 é o goleiro Tiago, punido nos jogos contra Santos (Vila Belmiro) e Cruzeiro (São Januário). Em ambos, por derrubar adversários dentro da área (Maikon Leite e Guilherme, respectivamente).
No Botafogo, um jogador responsável por criar jogadas de ataque lidera a lista de vermelhos. O meia-atacante Carlos Alberto foi expulso duas vezes, mesmo número do zagueiro Andre Luis.
Se três cariocas ocupam as primeiras colocações, o outro representante do Rio está entre os menos advertidos. O Flamengo teve apenas três expulsões no torneio: uma do meia Christian (negociado com o Corinthians) e duas do atacante Diego Tardelli.
Apenas Santos e Sport têm menor número de cartões vermelhos que o Rubro-Negro carioca (dois cada). O São Paulo se igual ao Fla, com três expulsos de campo.
Trio carioca lidera em expulsões no Campeonato Brasileiro-2008
Ameaçados de rebaixamento, Fluminense e Vasco são os primeiros em cartões vermelhos, seguidos pelo Botafogo
Fonte Globo Esporte
12 de Outubro de 2008
Avalie esta notícia:
10
9
VEJA TAMBÉM
- Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos- VAI CAIR? Oposição inicia mobilização em busca do afastamento de Júlio Casares
- Escândalo no Morumbi: dirigentes pedem licença após áudios vazarem
- SEM SAÍDA: Fora da lista de negociáveis, Alisson é tratado como peça-chave no São Paulo
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano