Copa tem menos audiência que em 2010 e 2006
Fonte Máquina do Esporte
13 de Junho de 2014
O fato de a Copa ser no Brasil fez a TV chegar a menos pessoas em São Paulo. Em 2010, na África do Sul, o primeiro jogo da seleção brasileira, contra a Coreia do Norte, havia marcado 45 pontos e 72% na Globo e 11 pontos e 18% na Bandeirantes. Ou seja, os 66 pontos com 90% de todas as TVs ligadas ficaram acima dos 47 pontos com 80% registrados na última quinta.
Em 2006, na Alemanha, quando a Globo ainda não sublicenciava os direitos de transmissão da Copa para a Bandeirantes, a emissora havia marcado 66 pontos com 90% de share na primeira partida da seleção brasileira, também contra a Croácia.
Há muitas circunstâncias a serem levadas em conta antes de quaisquer conclusões. A começar porque um ponto no Ibope em São Paulo equivalia 47 mil domicílios em 2006, 55 mil em 2010 e 65 mil em 2014. Ou seja, um ponto em 2006 era mais fácil de ser obtido do que um em 2014.
Depois, a Copa no Brasil causou uma mudança no comportamento do torcedor que ainda é difícil de inferir. É lógico crer que mais gente preferiu assistir à abertura em aglomerações, seja um encontro familiar na casa da avó, num bar na Vila Madalena ou na fan fest que reuniu 20 mil pessoas no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.
E ainda há o crescimento da TV paga e da internet, meios que eram menos consolidados em 2010 e muito menos em 2006. Cada pessoa que sintonizou Sportv ou ESPN representa uma a menos que ligou Globo ou Band na TV aberta. O mesmo vale para transmissões online.
Esses três fatores tornam natural a queda em número de pontos. O que deve ser considerado com atenção é a queda no share. Se o debute da seleção brasileira teve 90% das TVs em 2006, 90% em 2010 e, agora, caiu para 83%, há um recuo relevante de sete pontos percentuais. Ainda é cedo, mas vale perguntar: o que fez o quadro mudar?
Avalie esta notícia:
11
3
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO? São Paulo monitora volante uruguaio e avalia reforço para o meio-campo- DORIVAL ENLOUQUECEU! DISPENSAS NO SÃO PAULO PODEM CHEGAR ATÉ 10 JOGADORES! Vídeo:
- RECUSOU DE NOVO! Tricolor insiste, mas time alemão recusa nova proposta por zagueiro
- Arboleda cobra reintegração, mas São Paulo amplia férias e mantém impasse sobre retorno
- OUTRO REFORÇO? São Paulo intensifica negociações e faz nova oferta por zagueiro do futebol alemão
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo