Ídolo do São Paulo, Müller foi carrasco do Fla na Copa União de 1987 (Foto: Hélder Rafael)
Agora comandado pelo técnico Ney Franco, que substitui Jayme de Almeida, o Flamengo encara o São Paulo neste domingo, no Maracanã, às 16h. Em 1987, ano em que o Rubro-Negro conquistou a Copa União, o Tricolor foi uma pedra no sapato flamenguista. Em jogo também disputado no Mário Filho, os paulistas venceram por 2 a 0 com dois gols de Müller.
O São Paulo abriu o placar do Maracanã bem cedo. Aos cinco minutos, Pita cobrou falta rasteira para o atacante Lê, que prontamente lançou para o companheiro Müller tocar na saída do goleiro Zé Carlos. E logo aos 18, o Tricolor fez o segundo. Bernardo fez um lançamento magistral para o lateral Zé Teodoro, que chegou à linha de fundo e cruzou para o camisa 7, de cabeça, fazer o segundo gol na partida. O tento colocou números finais ao resultado do jogo.
Foi na temporada de 87 que uma disputa entre Flamengo e São Paulo foi muito além de um jogo. O clube carioca, que sagrou-se campeão do Módulo Verde da Copa União, assim como o Internacional, não disputou um quadrangular decisivo. Do outro lado, Sport e Guarani, os dois melhores times do Módulo Amarelo, conquistaram vitórias por W.O. e fizeram a final da competição, com os pernambucanos ficando com o título. O impasse se deu por conta de uma disputa entre Clube dos 13 e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em 1992, o Rubro-Negro foi campeão brasileiro, alegou que se tratava da quinta conquista e, portanto, seria o merecedor da, popularmente chamada, "Taça das Bolinhas", criada para premiar quem vencesse o Brasileirão três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas. A CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão de 1987 junto ao Sport, mas teve de voltar atrás por decisão da Justiça. O São Paulo só conquistou seu quinto título em 2007.
Em setembro de 2012, a 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo negou o recurso do clube paulista no processo de reintegração de posse da Taça das Bolinhas. A decisão confirma a que já havia sido tomada pela Justiça do Rio de Janeiro, em maio daquele ano. Na ocasião, o São Paulo se viu obrigado a devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal. O caso está parado no Supremo Tribunal de Justiça de Brasília. Em março deste ano, os cariocas perderam um processo movido no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Na Memória: com dois de Müller, São Paulo vence Fla no Maracanã em 87
Tricolores viraram pedra no sapato rubro-negro no ano do título da Copa União. Vinte anos depois, clubes travam briga judicial por "Taça das Bolinhas"
Fonte SPORTV
18 de Maio de 2014
Avalie esta notícia:
4
2
VEJA TAMBÉM
- NÃO VAI RESCINDIR? Interesse externo pode mudar tudo: São Paulo define novo plano para zagueiro- TROCA PROBLEMA POR CRAQUE? São Paulo observa craque de saída no Atlético e troca esquenta nos bastidores
- São Paulo trava conversas sobre novo Naming Rights do Morumbi até chegada de novo diretor de marketing
- São Paulo enfrenta o O'Higgins na Sul-Americana; Saiba onde assistir o confronto!
- EXCLUSIVO: Roger Machado vai mexer muito no time do São Paulo