Alexandre Pato e Jadson tiveram um 2013 para se esquecer. O primeiro caiu em desgraça com a torcida do Corinthians e era alvo principal na invasão realizada por membros de organizadas ao CT Joaquim Grava no último sábado. O segundo começou o ano passado bem e foi campeão da Copa das Confederações com a seleção brasileira, mas passou o segundo semestre entre os reservas do São Paulo. A mudança de ares pode fazer bem aos dois.
Ainda no Corinthians, o técnico Mano Menezes tenta mostrar o porquê de ser considerado um dos melhores do Brasil. A fase recente, porém, não ajuda: demitido da seleção brasileira em 2012 e um trabalho ruim no Flamengo na temporada passada.
“Não penso em seleção brasileira e provavelmente não vou pensar nos próximos dez anos. Não cometo o mesmo erro duas vezes, então certamente não vou sair daqui para ir para a seleção. É raro em nossa carreira tão disputada chegar a um clube de ponta como o Corinthians e receber esse convite duas vezes é mais raro ainda”, disse Mano no início do ano.
O clube paulista é o último em que o treinador foi bem sucedido, mas a série atual é de quatro derrotas consecutivas no Paulistão, algo que não acontecia desde 2007.

Reprodução/Twitter
Atacante Adriano tenta nova volta por cima, desta vez no Atlético-PR
O caso mais emblemático é o de Adriano. Aos 31 anos, o atacante não disputa uma partida oficial desde 4 de março de 2012. Na época, ele estava no Corinthians e foi dispensado após, em um ano, acumular no currículo oito jogos, dois gols e seguidos atos de indisciplina como atrasos em treinos e faltas a sessões de fisioterapia.
Depois da passagem pela equipe do Parque São Jorge, o “Imperador” tentou se recuperar no Flamengo, mas novamente problemas de comprometimento o atrapalharam. A chance agora foi dada pelo Atlético-PR, que pretende utilizar o atacante com um contrato de produtividade. A motivação é a disputa da Libertadores.

MIGUEL SCHINCARIOL / Gazeta Press
Lúcio tenta no Palmeiras apagar a má impressão deixada no São Paulo
Lúcio foi o titular na zaga brasileira na conquista do pentacampeonato mundial em 2002 e foi com esta tarimba que o São Paulo apostou nele em 2013. Todavia, o “capitão sem faixa” teve problemas técnicos e disciplinares e passou parte do ano sem jogar. Dispensado da equipe do Morumbi com apenas 32 partidas, encontrou no Palmeiras a oportunidade ideal de dar a volta por cima.
“No Palmeiras a aceitação no dia a dia foi bem diferente, isso eu posso responder. Mas já falei mais de dez vezes que não guardo mágoa nenhuma do São Paulo”, falou o zagueiro de 35 anos após vitória palmeirense por 2 a 0 sobre seu ex-clube no clássico do último domingo.
O Santos não economizou na hora de fazer sua aposta e contratou, através de um parceiro, Leandro Damião do Internacional por R$ 42 milhões. O atacante, cortado de última hora da seleção que venceu a Copa das Confederações em 2013, tem a chance de apagar uma temporada em que fez somente 13 gols em 48 jogos.
“Estou tranquilo quanto a ser o mais caro. Qualquer jogador que veste a camisa do Santos sente a pressão e não é o valor do negócio que vai influenciar no meu jogo. Esse ano tem tudo para dar certo e buscarmos títulos”, afirmou Damião em sua apresentação.
Entre os grandes do Rio de Janeiro, as maiores contratações foram Douglas e Elano. Ambos tiveram temporadas fracas com Corinthians e Grêmio, respectivamente, e tentarão a sorte em Vasco e Flamengo. Se a negociação do primeiro foi anunciada somente nesta semana, o segundo já mostrou que pode ser decisivo pelo time da Gávea no Campeonato Carioca.

Gazeta Press
Carlos Alberto espera superar caso de doping e voltar a jogar bem pelo Goiás
E, se buscou Elano, o Flamengo liberou em 2014 para o Cruzeiro o atacante Marcelo Moreno, que anotou somente cinco gols em 26 partidas no ano passado. No time mineiro, o boliviano balançou as redes nesta semana, encerrando jejum de seis meses, e se emocionou.
“A gente vem trabalhando forte desde o ano passado, quando eu estava no Flamengo. Fazer o primeiro gol com o torcedor me apoiando e querendo meu bem no Cruzeiro é fantástico. Tomara que venham muitos ainda”, desabafou Moreno.
Já o meia Carlos Alberto não estará em um clube grande, mas terá excelente oportunidade de recomeçar a carreira no Goiás. Aos 29 anos, o atleta voltará a jogar depois de passar a maior parte de 2013 suspenso por doping.
Entre os técnicos, além de Mano, também Paulo Autuori e Abel Braga buscam reencontrar suas melhores formas nesta temporada. O primeiro assumiu o Atlético-MG no lugar de Cuca depois de passagens fracassadas por Vasco e São Paulo no ano passado. Na equipe do Morumbi, em especial, conquistou apenas três vitórias em 17 jogos, deixando o time na zona de rebaixamento do Brasileirão. Já Abel foi despedido do Fluminense no meio do torneio depois de conquistar o título nacional em 2012 e tenta voltar ao topo com o Internacional.