Em um ano pífio, em que não conquistaram títulos relevantes nacionais ou internacionais, os times grandes paulista jogaram mais do que a média dos rivais da elite do futebol brasileiro. Ou seja, acumularam maior desgaste físico. Em média, as quatro equipes do Estado atuaram 72,5 vezes no ano, quatro jogos a mais do que a média das principais agremiações brasileiras.
O blog fez um levantamento no número de partidas de 17 clubes do Brasil, sendo os 16 mais importantes da Série A do Brasileiro, mais o Palmeiras, que atuou na Série B. Em média, os times nacionais jogaram 68,4 vezes em compromissos oficiais.
O São Paulo foi o time brasileiro que mais entrou em campo com um total de 78 partidas, número que exclui os dois amistosos na Europa. Assim, considerados jogos não-oficiais, atingiu a marca de 80 no ano. Disputou Estadual, Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa, Brasileiro e Copa Suruga. Nenhum título.
O Corinthians vem em segundo com 75 jogos, o mesmo número de partidas do Atlético-PR. Mas lembre-se que o time paranaense poupou seus titulares no Estadual, no qual escalou uma base de jogadores mais jovens. Isso minimizou o desgaste da equipe.
O Estadual de São Paulo, com 23 datas, é um dos principais motivos para o número alto de jogos dos paulistas. A disputa da Libertadores e outras competições também contribui para isso. Tanto que o segundo Estado com maior média de jogos é o Paraná, onde Atlético-PR e Coritiba tiveram de atuar 24 vezes pela competição local. A média atingiu 72 jogos.
Logo atrás vem Goiás, mas, neste caso, há apenas um clube, o Goiás, com 71 partidas. Com Estaduais menores, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm médias de partidas de seus times mais baixas, 65,5 no caso dos cariocas, e 64,5 no dos mineiros. Lembre-se que o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, atuando 14 vezes, e o Atlético-MG jogou até o Mundial de Clubes.
Entre os paulistas, só o Palmeiras está abaixo da média nacional, com 68 partidas. Isso se explica pela sua eliminação precoce da Copa do Brasil e da Libertadores. Sem taças importantes, os times do Estado tiveram de se contentar com uma Recopa e um Estadual (Corinthians) e a Série B (Palmeiras). Os quatro grandes do Estado tiveram desempenho abaixo dos 56% de pontos – o melhor foi o Santos, com 55,07%.
Em baixa, times paulistas jogaram mais do que rivais em 2013
Fonte Uol/Rodrigo Mattos
1 de Janeiro de 2014
Avalie esta notícia:
6
7
VEJA TAMBÉM
- CRAQUE NO RIVAL?! Possível traição: Neto crava acerto de craque do meio de campo com o Flamengo- VÍDEO: Clima pesado! Luciano faz forte desabafo e ainda provoca rival perto da zona
- NÃO FIZEMOS O QUE TREINAMOS! Confusão no elenco: jogadores repetem frase e expõe problema interno
- URGENTE! Guerra política explode no São Paulo: Olten destitui Comissão de Ética e caos toma conta do Conselho
- VAI TER DINHEIRO PRA TROCAR O TÉCNICO? São Paulo pede fortuna à BYD para mudar nome do Morumbi