Torcedores organizados passarão por uma cadastramento na Federação Paulista
Depois de algumas reuniões entre os quatro principais clubes de São Paulo e o Ministério Publico, o termo de compromisso para tentar diminuir a violência no estádio foi, enfim, assinado. A surpresa, no entanto, é que a proposta do fim da ajuda de diretorias dos times para as organizadas não entrou no texto final.
O acordo finalizado na tarde desta segunda-feira diz apenas sobre a identificação dos membros das torcidas, que implica na produção de carteirinhas com nome e foto de cada um que for ao estádio. Segundo o promotor Roberto Senise, a ideia do veto ao financiamento das organizadas foi retirada porque não era o mais importante do momento.
"Com isso [a identicação dos torcedores], a gente vai conseguir responsabilizar individualmente quem for protagonista de situações violentas dentro do estádio e não vai poder entrar de novo no estádio. A questão do financiamento não era o mais importante no momento", afirmou, em entrevista por telefone ao ESPN.com.br.
A proposta consiste em um cadastramento dos torcedores organizados, o que ocorrerá na Federação Paulista de Futebol. Feito isso, a pessoa deverá passar sua carteirinha na porta do estádio. Um fiscal da instituição e um policial militar ficarão encarregados de checar se a pessoa é a mesma que aparecerá em uma tela.
Se o torcedor tiver alguma pendência com a polícia ou com a federação, ele será impedido de entrar no estádio. Caso tenha uma mandado de prisão, será detido imediatamente.
Apesar dos recorrentes encontros entre os clubes, além da intenção do Ministério Público de fazer cerco contra ajuda financeira às organizadas, o assunto sequer foi abordado nesta segunda-feira. "Tiveram alguns clubes que falaram que seria complicado, se opuseram, outros apoiaram. Mas esse não era nosso principal objetivo agora, por isso não falamos sobre isso", declarou Senise.
Na reunião desta tarde, realizada no Ministério Público, estiveram presentes os presidentes de Corinthians, Palmeiras e Santos. O mandatário do São Paulo, Juvenal Juvêncio, não foi, mas assinará o documento posteriormente e foi representado por seu advogado. As mudanças já serão colocadas em prática no próximo Campeonato Paulista.
Na última semana, o Ministério Público convocou as organizadas para participar da reunião com os clubes, como forma de proporcionar um contato entre as duas partes. Porém, apenas a Gaviões da Fiel, do Corinthians, esteve representada no encontro, por meio de seu advogado.
Acordo para fim de financiamento de clubes às organizadas fracassa
Fonte ESPN
18 de Novembro de 2013
Avalie esta notícia:
3
10
VEJA TAMBÉM
- Harry Massis admite que São Paulo não tem dinheiro para demitir Roger Machado- EXCLUSIVO: Roger Machado vai cair? Conversamos com a diretoria do São Paulo
- Possível reintegração? Roger Machado fala sobre a situação de Arboleda no São Paulo
- VAI VOLTAR? São Paulo deve buscar Dorival Júnior caso demita Roger Machado do comando técnico
- FIM DE JOGO! São Paulo joga mal e perde o Majestoso contra o Corinthians