Principais clubes do País arrecadam mais do que nunca em 2012

Direitos de televisionamento impulsionam os resultados; dívidas também aumentam

Fonte Estadão
Estudo realizado pelo banco de investimos Itaú BBA revelou que os principais times do Brasil tiveram crescimento nominal de 32% em suas receitas no ano de 2012 - ou 24% se for descontada a inflação. De acordo com o banco, nunca os clubes do País tiveram acesso a tantos recursos como na temporada passada. O detalhe é que os cinco de maior receita foram os mesmos de 2011, ainda que o Santos tenha caído da 3.ª para a 5.ª colocação. Além da equipe da Vila, Corinthians, São Paulo, Internacional e Flamengo foram os que mais arrecadaram. A pesquisa foi baseada nas informações disponibilizadas nos balanços dos 20 clubes que disputaram a Série A de 2012 e dos quatro que ascenderam da B para a elite deste ano.
O maior incremento das receitas veio da verba de televisionamento, já que a temporada passada foi a primeira em que entraram em vigor os novos acordos dos clubes com a Rede Globo, que transmite os estaduais e o Brasileirão. Isso fez com que os recursos oriundos de televisionamento representassem um aumento de 35% em relação a 2011 - hoje, os contratos representam 44% das receitas. Mas, da mesma forma que cresceram as receitas, aumentaram também os investimentos e as dívidas; em 2012, houve um incremento total de R$ 553 milhões nas dívidas totais.
PAULISTAS
Entre os seis clubes de São Paulo que disputam a Série A, o Corinthians é disparado o que obteve a melhor arrecadação. Em termos de receitas, o crescimento no ano passado foi de 23%. Apesar de o clube ter tido queda de 43% com a negociação de atletas em relação a 2011, houve incremento em todas as demais fontes de arrecadação. O destaque ficou com a verba oriunda da TV, que alcançou a impressionante marca de R$ 154 milhões.
Segundo clube de maior receita do futebol brasileiro, o São Paulo apresentou crescimento de 26% em 2012. A TV aumentou em 68% o valor dos direitos de transmissão, enquanto que a venda de direitos federativos de atletas rendeu 86% mais que em 2011. Por outro lado, o clube perdeu 42% de seu faturamento com publicidade, já que passou boa parte do ano passado sem um patrocinador master. Esse mesmo problema deverá afetar as contas do Santos em 2013. No ano passado, o clube da Vila não avançou muito em termos gerais de faturamento (o incremento foi de apenas 5%), mas não pode se queixar muito dos direitos de televisionamento, já que verba aumentou 50% em relação a 2011.
Apesar da queda para a segunda divisão, o Palmeiras teve bom desempenho nas receitas da temporada passada, repetindo o que já havia acontecido um ano antes. Os valores aumentaram 25% em 2012, ante um crescimento de 23% na temporada anterior. Por outro lado, os custos do clube também tiveram um salto - foram 30% maiores no ano passado, o que obrigou a entidade recorrer a adiantamentos das verbas de TV. Ponte Preta e Portuguesa também tiveram um grande salto na arrecadação, mas os valores são bem mais modestos. O time de Campinas viu suas receitas crescerem 85% em 2012, enquanto a Lusa apresentou um salto de 72%.
Avalie esta notícia: 8 12
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR: São Paulo tem duelo decisivo contra o Bahia na briga pelo G4!
- São Paulo encerra sua preparação pra enfrentar o Bahia; Confira a provável escalação!
- Flamengo pode liberar Cebolinha de graça ao São Paulo em negociação envolvendo Marcos Antônio
- DE VOLTA: Marcos Antônio tem evolução importante e pode voltar antes no São Paulo!
- Lucro absurdo: São Paulo alcança superávit financeiro multimilionário em 2025



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Bahia
Bahia
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net