publicidade

São Paulo fechará 2010 como pior ano da década

Mesmo que vença os últimos quatro jogos do Brasileirão, clube terá pior aproveitamento e maior número de derrotas das últimas dez temporadas

Um ano para se esquecer. Ou, no máximo, a ser lembrado para que os erros sirvam de lição. Assim foi o 2010 do São Paulo. A quatro rodadas do final do Campeonato Brasileiro, já é possível afirmar que o time teve seu pior ano na década. Além de não conquistar nenhum título pelo segundo ano seguido, o clube do Morumbi já acumula o maior número de derrotas das últimas dez temporadas e o pior aproveitamento da década.

Até agora, em 67 jogos disputados em 2010, o São Paulo perdeu 21. Mesmo que não perca mais na reta final do Brasileirão, a marca já é a pior da década, ao lado de 2005. Aquele ano, no entanto, foi justamente o mais vitorioso do clube no período, com títulos do Campeonato Paulista, Libertadores e Mundial de Clubes.

O alto número de derrotas na ocasião foi consequência da prioridade dada às competições mais importantes daquele ano, que teve uma maratona de jogos muito maior - em 2005 o São Paulo disputou 81 partidas entre Paulistão, Libertadores, Brasileirão e Mundial, dez a mais do que o time terá jogado ao final de 2010.

No restante da década, a terceira pior temporada nesse critério foi 2002, quando o time perdeu 18 vezes. E os anos com menos derrotas foram 2006 e 2008, quando o clube conquistou, respectivamente, o tetra e o hexacampeonato brasileiro.

Se no caso do número de derrotas 2010 está “empatado” com o ano mais vitorioso da década, em relação ao aproveitamento de pontos o ano em andamento é disparado o pior. Até agora, foram conquistados 54,72% dos 201 pontos disputados. O segundo pior ano nesse quesito, 2002, terminou com a marca de 58,06%. E mesmo se vencer todos os quatro jogos que lhe restam, o São Paulo terminará o ano com o pior aproveitamento nos dez anos, que seria de 57,27%.

A má campanha são-paulina no ano foi consequência, principalmente, da prioridade dada à Copa Libertadores até a eliminação diante do Internacional. Esta prioridade, na verdade, foi dada pelo clube em todas as últimas temporadas. A diferença em 2010 foi que o time não reagiu no Brasileirão depois de ser eliminado na competição continental e substituir o técnico Ricardo Gomes pelo interino Sérgio Baresi.

Considerando apenas os números do Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá em 2010 o segundo pior desempenho na competição, superando 2005 - vale dizer novamente, o ano em que o campeonato nacional foi completamente “esquecido” para dar espaço à preparação para o Mundial.

Naquela temporada, com 22 clubes na disputa, o São Paulo terminou em 11º e teve aproveitamento de 46,03% dos pontos. Na atual, ocupa hoje a nona posição e tem, até agora, 49,01%. Uma sequência de vitórias nas quatro últimas rodadas, atrelada a uma improvável combinação de resultados dos adversários, pode até permitir que o time termine com o quarto lugar na tabela. Mas o aproveitamento chegaria no máximo a 54,72%, abaixo dos 54,76% de 2001, terceiro pior ano desde a virada do século.

VEJA TAMBÉM
- AFASTADO POR INDISCIPLINA! Diretoria é firme com jogador após desacerto e meia não joga mais. Fará falta?
- ONDE ESTÁ RYAN? Zubeldía explica situação de Ryan após vitória na Libertadores
- PÊNALTI NA TRAVE! Rafael explica tática para enganar na cobrança de pênalti do Liberdad


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 7

Comentários (24)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.