Com Carpegiani, São Paulo deve abandonar o 3-5-2 definitivamente

Treinador indica que mesmo se for necessário improvisar jogadores não pretende deixar de usar o sistema 4-4-2, com “uma zaga normal”

Fonte Levi Guimarães, iG
A situação não é nova. Desde os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes conquistados pelo São Paulo sob o comando de Paulo Autuori em 2005, o time se tornou “refém” do sistema 3-5-2. E apesar das diversas tentativas promovidas pelos sucessores de Autuori de implantar o 4-4-2, o sistema com três zagueiros até pouco tempo aparecia como trunfo para resolver, pelo menos, os problemas defensivos.
Nos três anos e meio que comandou o time do Morumbi, a partir de 2006, Muricy Ramalho tentou, no início de cada temporada, armar a equipe no sistema tático tradicional. Mas em algum momento acabava se rendendo à formação com três zagueiros. O mesmo aconteceu com Ricardo Gomes, que assumiu o time no meio de 2009, e até com o interino Sérgio Baresi, que ficou pouco mais de um mês à frente do time.
Agora com Paulo César Carpegiani no comando, o 3-5-2 parece realmente ter sido extinto do São Paulo. O treinador já afirmou mais de uma vez que prefere jogar da forma “normal” e na última rodada, por exemplo, mostrou que, quando for preciso, vai improvisar atletas, mas não mudar o esquema tático - contra o Ceará, sem contar com Jean, ele escalou o zagueiro Renato Silva, mas não em sua posição de origem e sim como lateral-direito.
“Trinta anos atrás eu jogava com uma zaga normal. E quando iniciei a minha carreira [de treinador] o Flamengo jogava com dois laterais e dois zagueiros. Mas não sou dono da verdade. A dinâmica quem dá é o treinador e você tem que se adaptar ao que tem. Quando cheguei a equipe respondeu e eu mantive”, afirmou o treinador.
Com o Brasileirão 2010 em sua reta final, Carpegiani admite que não terá todo o tempo de que gostaria para adaptar o time ao seu estilo. Mesmo assim, não cogita apelar para a “solução de emergência” que marcou o time nos últimos anos. E vislumbra a implantação definitiva e adequada do 4-4-2 para o começo de 2011.
“Com o que temos no momento eu não pretendo mudar não. É um momento que você tem que saber definir a situação. Tenho que conversar com jogadores, comissão técnica, fazer o mais simples possível. A defesa sente dificuldade porque a equipe ainda está meio branda. Talvez no próximo ano consigamos fazer uma equipe extremamente competitiva”, aposta.

Nesta quinta-feira, o São Paulo enfrenta o Atlético-PR e, apesar de o time ainda ter uma série de indefinições, o 4-4-2 está confirmado. No coletivo de terça-feira, o time titular foi formado por Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda, Richarlyson, Rodrigo Souto, Casemiro, Ilsinho, Carlinhos Paraíba, Dagoberto e Ricardo Oliveira.
Avalie esta notícia: 6 3
VEJA TAMBÉM
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado
- BOMBA NO TRICOLOR: São Paulo deve realizar troca tripla com o Botafogo
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net