Também está prevista uma pequena exposição dos projetos dos estádios brasileiros para o Mundial. O evento chamado 2014 Brazil World Cup Architectural Summit irá discutir até que ponto os projetos das novas arenas trarão melhorias urbanas às cidades-sede e também abordará o uso das tecnologias "limpas" aplicadas nas arenas, com o objetivo de fazer a Copa Verde em 2014. Além das arenas, o seminário mostrará os desafios do Brasil em setores como mobilidade urbana, aeroportos, esporte e turismo.
Além do arquiteto Ruy Othake, autor do projeto do estádio do Morumbi, participam do encontro Ralf Amman (Arena Amazônia, Manaus), Ronald Werner (Estádio Castelão, Fortaleza), Daniel Fernandes (Arena Pernambuco, Recife), Marc Duwe (Estádio Fonte Nova, Salvador), Cátia Castro (Maracanã, Rio de Janeiro), Laura Penna (Mineirão, Belo Horizonte), Carlos Arcos (Arena da Baixada, Curitiba), Fernando Balvedi (Estádio Beira Rio, Porto Alegre), Eduardo de Castro Mello (Estádio Nacional Mané Garrincha, Brasília), Sérgio Coelho (Arena Cuiabá) e Christopher Lee (Estadio da Dunas, Natal).
O evento é realizado a convite do AIA (Instituto Americano de Arquitetos). A curadoria é da brasileira Denise de Alcantara-Hochbaum e da arquiteta Noushin Ehsan, do AIA/NY.

Vipcomm
Polêmica sobre estádio em SP
Recentemente, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, e o do Corinthians, Andres Sanchez, trocaram farpas pela imprensa por conta das declarações do mandatário tricolor sobre as condições da futura arena corintiana em receber os jogos da Copa 2014, na região de Itaquera, na zona Leste de São Paulo. No embate, Sanchez fez questão de enfatizar que nunca falou que o futuro estádio do Timão será sede do Mundial. De acordo com Sanchez, o projeto do estádio em Itaquera é para receber 48 mil pessoas. Porém, para que os jogos da Copa ocorram no local, a capacidade terá que ser ampliada para 65 mil. A grande indefinição está em saber quem pagará a conta desta ampliação.
O sócio da Coutinho Diegues Cordeiro Arquitetos, Anibal Coutinho, que trabalha no projeto da arena corintiana, recusou o convite para participar da exposição. De acordo com declarações concedidas ao Painel FC, da "Folha de São Paulo", o arquiteto afirmou que o estádio do Corinthians não é para uma copa do mundo.
''Falando do ponto de vista estritamente técnico, o projeto não é para a Copa. Para participar do Mundial, teríamos de adequar o projeto para cumprir exigências de mídia, área VIP e hospitalidade. Por isso fui convidado [para expor], mas não quis participar.''
VEJA TAMBÉM
- GOOOOOOOOOOOOL! RYAN FRANCISCO CRAVA E PÕE SÃO PAULO NO JOGO!
- É UM SABE TUDO? Vampeta crava chances de título do São Paulo de Zubeldía na Libertadores
- Ceará x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações