
"Vocês sabem o que é uma partida de futebol?"
Boa parte dos jornalistas presentes à entrevista coletiva do técnico, ontem à tarde, pensou se tratar de pergunta meramente retórica. Não era.
Por alguns segundos, um incômodo silêncio prevaleceu na sala de imprensa do CT da Barra Funda. Carpegiani realmente esperava pela resposta.
Luiz Henrique Gurian, repórter da TV Gazeta, ensaiou uma explicação. A complexidade da resposta fez a seriedade da situação ir para o espaço. Quando terminou a explanação, os jornalistas explodiram em aplausos para o colega. Até o técnico são-paulino também sorriu. Em seguida, deu sua própria versão para tão complexa questão. O que, afinal de contas, é uma partida de futebol?
"É impor um estilo sobre o adversário. É ter a posse de bola e, quando não a tem, ser organizado para recuperá-la o mais rápido possível."
Isso é puro Paulo César Carpegiani. Os comentários nem sempre são feitos de forma direta. Preocupado em deixar claro ao interlocutor exatamente o que quer dizer, dá detalhes do raciocínio e toma mais tempo do que é comum - em se tratando de profissionais da bola - para se explicar. Isso sem citar o fato de que inverter a ordem "jornalista pergunta, e técnico responde" é raro no mundo do futebol.
Dagoberto/ Outro exemplo foi quando analisou o papel do camisa 10 atualmente. Carpegiani citou exemplos internacionais, sua própria função quando era jogador, e Hernanes (hoje na Lazio, da Itália) para dizer que Dagoberto é alguém que poderia ser o ponta-de-lança do Tricolor.
VEJA TAMBÉM
- GOOOOOOOOOOOOL! RYAN FRANCISCO CRAVA E PÕE SÃO PAULO NO JOGO!
- É UM SABE TUDO? Vampeta crava chances de título do São Paulo de Zubeldía na Libertadores
- Ceará x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações