publicidade

O São Paulo de Hoje e o São Paulo do Amanhã

O São Paulo obviamente passa por um processo de transformação.

Ao contrario dos outros grandes times da capital paulista, o tricolor tem um processo de mudanças rápidas e que com certeza renderão um bom futebol futuramente.

O Palmeiras há tempos é rodeado por renovações de elenco, mudança de patrocinadores e técnicos, mas o time continua sem engatar uma sequencia de bons resultados em campeonatos. O Corinthians também viveu uma fase conturbada na ultima década, oscilando entre títulos e o rebaixamento à série B no Campeonato Brasileiro de 2007, voltando desta com suas bases administrativas e de futebol fortificadas.

Enquanto seus principais adversários não mantinham uma freqüência de boas disputas, o São Paulo foi o time mais vitorioso do Brasil, lucrando uma Libertadores da América, um Mundial Interclubes da FIFA e três Brasileirões. Foram quatro anos consecutivos de grandes conquistas.

A queda dos resultados que vem ocorrendo desde 2009 acende o farol vermelho num clube como este, onde a organização e a disciplina sempre foram invejadas pelos adversários. O período glorioso que se estendeu até a conquista do hexacampeonato nacional foi construído através das bases levantadas desde a era Marcelo Portugal Gouvêa e o que se viu nos ultimos anos foi uma falta de renovação do time.

Uma sequencia ínfima de apostas mal feitas tanto no âmbito administrativo quanto no futebol levaram a equipe à decadência nas apresentações à torcida nos últimos tempos. Raramente vimos um time realmente entrosado em campo e mais raramente ainda escutamos comentários positivos sobre o clube.

A mão forte de Juvenal Juvêncio, a falta de um patrocinador efetivo, as transações de jogadores frustradas e o veto ao Morumbi para a Copa 2014 parecem ter sido o limite da tolerância. Hoje, ainda com o forte presidente que temos, mas com um patrocinador e com jogadores aguerridos o time começa a mostrar força novamente.

Não podemos ainda falar que a época dos excepcionais resultados que tivemos vai voltar para a próxima temporada, mas começamos a ver uma movimentação para a construção de uma nova base que deve gerar frutos.

Com ou sem Juvenal, mas sem as contratações alheias e com o novo time vindo boa parte da nossa base, o grupo são paulino tende a se fortificar. Os fundamentos e os trabalhos de longo prazo continuam fortes, não sendo um pequeno período como o vivido recentemente que fará toda uma nação entrar em parafuso.

Juvenal Juvêncio nesta semana disse um “Não” a Dorival Junior. Antonio Lopes e Luxemburgo também estão no mercado mas nenhuma afobação foi concretamente demonstrada por parte da diretoria tricolor. Algo deve estar por vir para o ano que vem, mas talvez nos custe a vaga na Libertadores do ano que vem.

A renovação é convicta. É uma exigência tanto da torcida, quanto da própria diretoria. Os resultados são cobrados e devem acontecer naturalmente, assim como desempenho futuro do time.

Não se pode falar em título brasileiro para este ano, mas temos que nos preocupar com a classificação para a Libertadores 2010. Caso esta não ocorra a Copa do Brasil transforma-se no objetivo direto do primeiro semestre de 2011 e para o segundo semestre talvez seja saudável jogarmos com toda a vontade e raça possível a Copa Sul Americana. Ambos não são torneios bem vistos pela torcida, mas são títulos que o clube ainda não possui além de ser uma forma de o elenco se fechar, ganhar exposição e competitividade, uma vez que são competições teoricamente mais faceis.

O São Paulo de hoje encerra um ciclo vitorioso e o de amanhã sinaliza uma nova era vitoriosa ao clube.

Saudações a toda a torcida tricolor!!!

Rafael Manzoli

VEJA TAMBÉM
- AFASTADO POR INDISCIPLINA! Diretoria é firme com jogador após desacerto e meia não joga mais. Fará falta?
- ONDE ESTÁ RYAN? Zubeldía explica situação de Ryan após vitória na Libertadores
- PÊNALTI NA TRAVE! Rafael explica tática para enganar na cobrança de pênalti do Liberdad


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 31 10

Comentários (31)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.