publicidade

Em baixa no Nacional, Verdão e Tricolor sonham com nova arrancada

As duas equipes estão na zona intermediária da tabela de classificação e, quem vencer, continuará sonhando com o grupo da Taça Libertadores


O palmeirense Marcos Assunção e o são-paulino
Rogério Ceni podem fazer a diferença na bola
parada no clássico deste domingo
(Foto: Reprodução / Globoesporte.com)

Palmeiras e São Paulo foram protagonistas do Campeonato Brasileiro de 2009. O Verdão, comandado por Muricy Ramalho, e o Tricolor, chefiado por Ricardo Gomes, brigaram até a última rodada pelo título da competição, que acabou vencida pelo Flamengo. Um ano depois, a situação das equipes é completamente diferente. O time de Palestra Itália, após ter naufragado na Copa do Brasil, mudou seu comando técnico e não decola no Brasileiro. O mesmo pode ser aplicado a equipe do Morumbi, que após ser eliminada na semifinal da Taça Libertadores da América, perdeu o rumo na temporada. Sonhando com dias melhores, as duas equipes se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu.

A TV Globo transmite a partida ao vivo, a partir das 16h, para os estados de SP, PR (exceto Cascavel), MS, MT, PE, CE, PA (exceto Santarém) e a cidade de Porto Alegre/RS. Para o restante do país, a opção é o canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m. O clássico será arbitrado por José Henrique de Carvalho (SP), auxiliado por Emerson de Carvalho e Márcio Luiz Augusto (ambos de SP).



Palmeiras: embalado pela vitória sobre o Grêmio (2 a 1), no Olímpico, o Palmeiras quer aproveitar o bom clima e a instabilidade do São Paulo para voltar a vencer em casa. Apesar de saber das dificuldades do campeonato, o Alviverde sonha com uma vaguinha no G-4 para se garantir na Taça Libertadores de 2011.

São Paulo: após conseguir uma sequência de três vitórias e sonhar com o G-4, o time perdeu duas partidas consecutivas (Botafogo e Internacional) e voltou a cair na tabela. O clássico desta tarde é a chance de tentar iniciar uma nova arrancada para que o sonho de disputar a Taça Libertadores da América de 2011 não se transforme em pesadelo.



Palmeiras: o técnico Luiz Felipe Scolari não confirmou a escalação para o clássico. Mas existe a possibilidade de o atacante Tadeu iniciar a partida ao lado de Ewerthon. No meio, Pierre deve ocupar a posição de Edinho, suspenso. Assim, Felipão conseguirá manter o 4-4-2 que derrubou o Grêmio no Olímpico. O time terá: Deola; Vitor, Maurício Ramos, Danilo e Rivaldo; Pierre, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Tinga; Tadeu e Ewerthon.

São Paulo: após comandar um treino secreto no CT da Barra Funda, o técnico Sérgio Baresi não divulgou a escalação, mas confirmou que manterá o esquema com dois zagueiros. Alex Silva, após ter ficado 32 dias afastado da equipe por causa de uma cirurgia no joelho direito, voltará a formar dupla com Miranda. Casemiro reaparecerá no meio-campo para ajudar Rodrigo Souto na marcação. A dúvida está entre Jorge Wagner e Carlinhos Paraíba, com maiores chances para o primeiro. A equipe jogará com: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Casemiro, Rodrigo Souto, Jorge Wagner (Carlinhos Paraíba) e Lucas; Dagoberto e Fernandão.



Palmeiras: o goleiro Marcos, que ainda sente dores no joelho esquerdo, segue fora da equipe. Kleber e Edinho, outros titulares certos da equipe, desfalcam por terem recebido o terceiro cartão amarelo no jogo com o Grêmio.

São Paulo: Xandão (suspenso), Cleber Santana (lesão na coxa direita), Junior Cesar (sofreu ruptura do tendão de Aquiles do pé esquerdo na última sexta-feira), Ricardo Oliveira (aprimorando a forma física), Wellington (recuperação de cirurgia no joelho esquerdo) e Fernandinho (sofreu um estiramento muscular na perna direita contra o Atlético-GO e ainda está no Reffis).



Palmeiras: Deola, Danilo, Maurício Ramos, Márcio Araújo, Tinga, Valdivia e Vinícius.

São Paulo: Renato Silva, Rodrigo Souto, Rogério Ceni, Lucas e Samuel



Palmeiras: o volante Marcos Assunção é um dos homens de confiança de Felipão e uma das armas do Palmeiras. O atleta é o principal batedor de faltas da equipe e já marcou três vezes - duas no Brasileiro e outra pela Copa Sul-Americana - , sendo o último na vitória sobre o Grêmio, na última rodada.

São Paulo: De volta ao time após ter ficado 32 dias em recuperação de uma cirurgia no joelho direito, o zagueiro Alex Silva volta para colocar a defesa tricolor em ordem. Desde que ele saiu, a equipe disputou dez jogos, tomou 17 gols e tem a 14ª pior defesa da competição.



Luiz Felipe Scolari (técnico do Palmeiras): "Os dois times estão muito longe do ideal. Não estão atuando dentro da normalidade, dentro daquilo que se espera de um Palmeiras e São Paulo. Os dois times estão procurando uma afirmação, mas não creio que o resultado do clássico vai interferir no resultado final da competição"

Alex Silva (zagueiro do São Paulo): "Sempre brigamos e conquistamos títulos. É a hora dos jogadores mais velhos chamarem a responsabilidade. Precisamos sempre pensar grande. Temos de lembrar o exemplo de 2008, quando estávamos 11 pontos atrás do Grêmio e buscamos o campeonato. Temos todas as chances de chegar ao G-4 para depois pensar no título"



* Na história dos confrontos entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem palmeirense é muito grande. Em 47 partidas disputadas, o Verdão venceu 16 e perdeu apenas sete. Outros 24 duelos terminaram empatados. Dentro desses jogos, o Tricolor chegou a ficar 27 anos sem ganhar do rival (1973 a 2000).

* Apesar do domínio verde, o time de Palestra Itália não sabe o que é ganhar do rival pelo Nacional desde 24 de setembro de 2006, quando venceu por 3 a 1, em jogo realizado em Presidente Prudente. Os gols foram marcados por Nem, Paulo Baier e Marcinho, com Souza descontando para o time do Morumbi.

* No estádio do Pacaembu, palco do duelo deste domingo, o Palmeiras jamais perdeu para o São Paulo. Nas dez partidas realizadas, o Verdão venceu seis vezes e quatro jogos acabaram com empate.






Mais preocupados com outras competições, São Paulo (que disputava a Taça Libertadores da América) e Palmeiras (que jogava a Copa do Brasil) foram a campo no dia 26 de maio, uma quarta-feira, no estádio do Morumbi. Em jogo de poucas emoções, o Tricolor acabou vencendo por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Fernandão, aos 9min do 2º tempo. No finalzinho da partida, a equipe alviverde teve a chance do empate, em pênalti cobrado por Ewerthon e defendido pelo capitão são-paulino Rogério Ceni.

VEJA TAMBÉM
- GOOOOOOOOOOOOL! RYAN FRANCISCO CRAVA E PÕE SÃO PAULO NO JOGO!
- É UM SABE TUDO? Vampeta crava chances de título do São Paulo de Zubeldía na Libertadores
- Ceará x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 2

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.