
uol
Pela primeira vez Inter e São Paulo se enfrentaram depois de se confrontarem pela Libertadores, em que a equipe colorada levou a melhor e eliminou os paulistas. Além disso, o Internacional sagrou-se bicampeão da América. Passado mais de um mês desta situação, os times se reencontraram, desta vez pelo Brasileirão.
O Inter venceu o São Paulo por 3 a 1 na noite desta quinta-feira, no Morumbi, e agora é o quinto colocado com 35 pontos. Wilson Matias, Leandro Damião e Giuliano marcaram os gols colorados, enquanto Cleber Santana diminuiu para os paulistas.
Era um clássico sul-americano, não mais apenas brasileiro. Isto bastava para afirmarmos que seria um jogão e difícil para as equipes. Mas o Inter não tomou conhecimento do adversário, foi pra cima e saiu na frente com Wilson Matias, logo aos nove minutos de jogo. Porém permitiu o empate do São Paulo. Aos 20min, em cabeceio de Cléber Santana, a bola foi no gol de Renan. O grande mérito do Internacional foi não ter baixado a cabeça. Continuou atacando o time paulista. Aos 29min, Tinga fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro e a defesa tricolor afastou. Leandro Damião chegava por ali.
Aos 37 minutos, Tinga e Giuliano fizeram bela tabela e encontraram Leandro Damião invadindo a área pela direita, que recebeu, dominou e encobriu Rogério Ceni com um sutil toque na bola. Inter 2 a 1! Um minuto depois, Fernandão cabeceou e Renan fez uma defesa espetacular. Com a derrota do Fluminense na rodada, o Internacional encarava o São Paulo visando diminuir a distância para a primeira posição do Campeonato Brasileiro: se vencesse, ficaria a apenas seis pontos do líder. E estava conseguindo, a vitória parcial era colorada.
O Inter não teve alterações para segundo tempo, enquanto no São Paulo, Marlos substituiu Dagoberto. Aos 4min, os paulistas chegaram com o próprio Marlos pela esquerda, que bateu de fora da área e a bola saiu alta pra fora. Aos 8min, o São Paula chegou com Jorge Wagner, que chutou e a bola esbarrou na zaga colorada, saindo para escanteio. Dois minutos após, boa jogada de Tinga! O jogador colorado driblou pra lá e pra cá, depois chutou e ganhou um escanteio. Já aos 16min, o Inter ampliava o marcador, confirmando a atuação de luxo. E que gol do Inter! Giuliano lançou Tinga, que cruzou para D`Alessandro na área, mas o próprio Giuliano pegou a bola e bateu rasteiro, deslocando Rogério Ceni. Inter 3 a 1.

uol
Aos 31 minutos, em falta na frente da área, Rogério Ceni mandou a bola no canto direito de Renan, mas o goleiro colorado buscou e segurou firme. Enquanto isso, Edu havia entrado no lugar do goleador Giuliano. Aos 36min, Leandro Damião recebeu a bola dentro da área, sob forte marcação, tentou o drible e girou junto ao adversário, pra chutar quase sem ângulo. Ceni pegou. Boa chance! Aos 44min, cobrança de escanteio e Xandão cabeceou com perigo para o Inter, mas deu só tiro de meta para Renan cobrar. Não dava pra mais nada. Excelente vitória do time do técnico Celso Roth fora de casa, que mantém o Inter próximo dos líderes do Brasileirão e em busca do tetracampeonato.
OUTRO LADO, OUTRA VISÃO
O Internacional mais uma vez foi a pedra no sapato do São Paulo. A equipe gaúcha veio ao Morumbi, nesta quinta-feira à noite, e voltará a Porto Alegre com os três pontos na bagagem. Mesmo em casa, o Tricolor Paulista foi derrotado por 3 a 1. O meia Cleber Santana marcou o único gol são-paulino no jogo, no primeiro tempo.
O revés deixa o São Paulo ainda mais distante do G4. Com 28 pontos na tabela de classificação, a equipe paulista está na zona intermediária do campeonato. Foi a segunda derrota seguida do Tricolor, que já havia perdido para o Botafogo por 2 a 0, no último fim de semana, no Rio de Janeiro.
A partida foi a primeira de uma série de quatro jogos do São Paulo na capital. No próximo domingo, a equipe enfrentará o Palmeiras, no Pacaembu. Na sequência, o Tricolor terá pela frente o Guarani e o Goiás, ambos no estádio do Morumbi.
O técnico Sérgio Baresi sinalizou com mudanças durante a semana. Tido e feito. Diante do Internacional, Cleber Santana foi a novidade na equipe. Com isso, o volante Casemiro foi para o banco de reservas. Miranda, que retornou de suspensão, também começou jogando ao lado de Xandão.
O jogo também marcou a "estreia" de Lucas, que antes era chamado pelo seu apelido: Marcelinho. O garoto buscou dar velocidade ao ataque são-paulino, com suas jogadas pelas pontas. Mas o time gaúcho foi ainda mais veloz, que abriu logo aos nove minutos de jogo com Wilson Mathias.
Dez minutos depois, o Tricolor Paulista chegou ao empate. Em cobrança de falta pela esquerda do ataque, Jean cruzou na cabeça do próprio Cleber Santana, que completou com perfeição para o gol. Mas, antes do intervalo, o Internacional chegou ao seu segundo gol, aos 37, com Leandro Damião.
Na volta do intervalo, Baresi fez uma alteração. Tirou Dagoberto e colocou Marlos. Nos primeiros minutos da etapa final, o São Paulo bem que buscou mais o ataque. Porém, mais uma vez, que balançou a rede foi os visitantes. Aos 16 minutos, após jogada pela direita, Giuliano completou para o gol. Foi o terceiro gol gaúcho na partida.
Com a desvantagem no placar, a solução foi modificar mais uma vez o time. A torcida pediu e o treinador atendeu. Ilsinho entrou em campo no lugar de Jean. Em um dos seus primeiros lances, o camisa 77 sofreu falta perto da área. Na cobrança, Renan defendeu cobrança de Rogério Ceni.
No fim do jogo, Carlinhos ainda ficou com a vaga de Jorge Wagner. Mas o dia não era do São Paulo. A derrota deixa o São Paulo ainda mais longe dos seus objetivos. Resta o time juntar as forças e buscar novas vitórias no torneio. Para isso, o elenco não pode deixar de acreditar.
O zagueiro Alex Silva, recuperado de lesão no joelho direito, poderá reforçar o São Paulo no clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo à tarde, no Pacaembu. O defensor já está treinando com o restante do grupo e deverá ficar à disposição do técnico Sérgio Baresi.
No mesmo horário, o Internacional recebe o Vasco em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 3 INTERNACIONAL
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de setembro de 2010, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Público: 11.327 pagantes
Renda: R$ 214.666,59
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Marco Antônio Martins (SC)
CARTÕES:
Cartões amarelos: Miranda, Jorge Wagner, Xandão, Lucas, Cleber Santana (São Paulo). Nei, D`Alessandro, Giuliano (Inter)
GOLS:
SÃO PAULO: Cleber Santana, aos 19min do primeiro tempo
INTER: Wilson Matias, aos 9min, e Leandro Damião, aos 37min do primeiro tempo. Giuliano, aos 16min do segundo tempo
ESCALAÇÕES:
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean (Ilsinho), Xandão, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Cleber Santana, Jorge Wagner (Carlinhos Paraíba) e Lucas; Dagoberto (Marlos) e Fernandão
Técnico: Sérgio Baresi
INTERNACIONAL: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Mathias, Glaydson, Tinga, D`Alessandro (Andrezinho) e Giuliano (Edu); Leandro Damião
Técnico: Celso Roth

Vipcomm
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Saiba onde assistir o clássico San-São!
- São Paulo encerra treinamentos e está pronto para o Sansão; Saiba a provável escalação
- VITÓRIA EM DOSE DUPLA PARA O TRICOLOR! Matheus Menezes brilha e leva o São Paulo à final da Dallas Cup!