publicidade

Obsessão ameaçada

Com pífio aproveitamento de 44,4% dos pontos, São Paulo pode ficar sem vaga na Libertadores pela 1ª vez em sete anos

O sono do torcedor são-paulino caminha para ser perturbado por um pesadelo que o Tricolor não vive há sete temporadas. A campanha irregular no Brasileirão tornou real a possibilidade de o clube não conseguir vaga na cobiçada Taça Libertadores pela primeira vez desde 2003. Em nono lugar na tabela, o time do Morumbi está a nove pontos do quarto colocado, o Cruzeiro, atualmente o último que se classificaria para a disputa do torneio continental.

A dúvida sobre a presença no campeonato que mais empolga a massa tricolor mantém indefinida a situação do técnico interino Sérgio Baresi, que sonha com uma efetivação no cargo. "Os resultados são bons e estou gostando dele, mas vamos aguardar. Nós temos um planejamento para essas coisas", reconheceu o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

Para darem a volta por cima e garantirem a oitava participação consecutiva na Libertadores, os tricolores precisarão melhorar o fraco aproveitamento de 44,4% dos pontos disputados (28 em 63). Na era do pontos corridos do Brasileirão, iniciada em 2003, a equipe com pior aproveitamento a ganhar vaga na Libertadores foi o Paraná, em 2006, com 52,6% dos pontos disputados. E os paranaenses, à epoca treinados por Caio Júnior, só alcançaram o feito porque o Inter, que havia sido o campeão continental daquele ano, terminou o Brasileiro em segundo, abrindo uma brecha para o quinto colocado.

"Nós realmente precisamos melhorar o nosso aproveitamento para levar a vaga", admitiu Baresi. "Existe uma pressão para o São Paulo disputar a Libertadores em 2011, porque há anos o time sempre participa dessa competição que alavanca o torcedor", acrescentou.

Mesmo estando em uma situação complicada para avançar à Libertadores, Sérgio Baresi ainda não se dá por derrotado e acredita que o Tricolor pode até brigar pelo título nacional. O raciocínio é simples: embora esteja a 13 pontos do líder Fluminense, ainda restam 17 partidas e 51 pontos em disputa.

"Nem eu nem os jogadores atiramos a toalha em relação ao título. Mas agora estamos pensando em chegar ao G4 e ir à Libertadores", assegurou Baresi.

VEJA TAMBÉM
- AFASTADO POR INDISCIPLINA! Diretoria é firme com jogador após desacerto e meia não joga mais. Fará falta?
- ONDE ESTÁ RYAN? Zubeldía explica situação de Ryan após vitória na Libertadores
- PÊNALTI NA TRAVE! Rafael explica tática para enganar na cobrança de pênalti do Liberdad


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 11

Comentários (14)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.