
Vipcomm
O São Paulo deixou o 3-5-2 em evidência no futebol brasileiro. Com este esquema e com Muricy Ramalho no comando, a equipe conquistou o tricampeonato brasileiro e se tornou uma referência nacional. Ricardo Gomes tentou abdicar da formação, mas sem muita opção, teve que usar os três zagueiros na maioria dos campeonatos. Sob o comando de Sérgio Baresi, a vencedora tática está cada vez mais distante do Morumbi para a volta do 4-4-2.
Fã do futebol ofensivo, embora tenha sido zagueiro, Baresi sempre faz questão de ressaltar que suas mudanças táticas visam liberar os atacantes para chegarem à frente sem se preocupar muito com a marcação.No máximo, pede para que eles façam o cerco aos adversários por zona, na saída de bola, algo bem diferente do que era utilizado por Muricy e Ricardo Gomes.

vipcomm
Hoje, o São Paulo tem como seu ponto forte o ataque. Contra o Flamengo, por exemplo, Baresi apostou em um meio de campo mais pegador para poder dar liberdade a Marcelinho e Marlos chegarem ao ataque. Lá na frente eles dividiram a tarefa dos gols com Fernandão. Tanto que todos os lances de perigo e os dois gols tiveram pelo menos um do trio envolvido na jogada.
“Gosto de jogar com um atacante como referência e tendo bastante gente chegando na frente”, disse o treinador, que contra o Botafogo terá a volta de Casemiro, o que aumentará ainda mais o poder de marcação.Curiosamente, o treinador admitiu que contra a equipe carioca pode voltar no tempo.
Embora o time esteja atuando bem, ele afirmou que não descarta armar o esquema do São Paulo com três zagueiros. “A bola aérea do Botafogo é seu ponto forte. Eu vou criar algumas variações, mas pode ser uma boa opção voltar aos três zagueiros”, disse Baresi, que não terá o zagueiro Miranda, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Renato Silva deve ser titular ao lado de Xandão. Se usar três zagueiros, Samuel entra na equipe.
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! O Tricolor vence a primeira noo Brasileirão!
- CLÁSSICO! São Paulo x Santos no Morumbi: onde assistir e escalações
- BOLADA! São Paulo registra vendas milionárias e valor altíssimo, e se prepara para mais saídas