Com ótima atuação de Rogério Ceni, o São Paulo suportou a pressão do líder Fluminense neste domingo, no Maracanã, e saiu de campo com um empate por 2 a 2. Além de ter aberto o placar para o time paulista - Fernandão marcou o outro gol - o goleiro defendeu um pênalti de Washington no segundo tempo, que daria a virada para os donos da casa. Pelo lado carioca, Deco e Leandro Euzébio balançaram as redes.
Mesmo saindo atrás, o São Paulo foi melhor no primeiro tempo e foi para o intervalo em vantagem. Na segunda etapa, porém, o Fluminense avançou o posicionamento e sufocou o adversário, mas parou em Ceni.
Com o resultado, a equipe das Laranjeiras chegou a 37 pontos, ainda isolado na ponta do Campeonato Brasileiro. A vantagem para o Corinthians, porém, caiu de cinco para três pontos com o triunfo do time alvinegro sobre o Vitória. Já o São Paulo, com 19 pontos, ainda está na parte de baixo da tabela.
Com Emerson suspenso, o técnico Muricy Ramalho optou por escalar Belletti no meio de campo e deixar Washington isolado no ataque do time carioca, apoiado pelas chegadas de Deco e Conca. A tática não pareceu dar certo nos primeiros minutos e o São Paulo assustou aos 7min, em cobrança de falta de Rogério Ceni que Fernando Henrique espalmou de mão trocada.
No minuto seguinte, porém, o Fluminense chegou ao gol. Após boa jogada de Conca pela esquerda, o argentino acionou Júlio César e o lateral tocou rasteiro para o meio da área, onde Deco apareceu sozinho para completar para as redes. Foi o primeiro gol do camisa 20 com a camisa tricolor.
O time da casa diminuiu o ritmo depois de abrir o placar e teve dificuldades para manter a bola no campo de ataque. O São Paulo aproveitou para crescer na partida. Aos 15min, Jean bateu da entrada da área e Fernando Henrique espalmou para o lado; com 23min, foi a vez de Júnior César limpar a marcação e chutar perto do ângulo direito, para fora.
Apostando na velocidade de Marcelinho e Fernandinho pelas pontas, os paulistas tiveram seu domínio recompensado com uma "virada-relâmpago". Aos 34min, Rogério Ceni bateu falta no canto de Fernando Henrique e enganou o camisa 1 do Fluminense, empatando o jogo. No minuto seguinte, Richarlyson levantou da esquerda, o goleiro do time carioca saiu muito mal e Fernandão escorou de cabeça para o fundo do gol.
Muricy resolveu mexer no time no intervalo, sacando o vaiado Belletti para colocar Rodriguinho ao lado de Washington na frente. A melhora do Fluminense foi visível, e com 30 segundos Rodriguinho já teve sua primeira chance: ele pegou sobra na área, puxou para o pé esquerdo e bateu rasteiro, exigindo grande defesa de Rogério Ceni.
A equipe da casa logo passou a pressionar o time do Morumbi. Aos 6min, Conca desviou de cabeça dentro da área e a bola passou a centímetros da trave. Três minutos depois, em lance parecido, Rodriguinho aproveitou cruzamento de Mariano e também cabeceou para fora.
O empate saiu aos 14min. Conca levantou a bola na área em cobrança de falta e o zagueiro Leandro Euzébio subiu bem de cabeça para desviar e deixar tudo igual no placar. Acuado na defesa, o São Paulo quase entregou a virada aos 21min: Rogério Ceni errou passe na saída de bola e deixou de presente para Rodriguinho, mas o chute do atacante foi péssimo e não levou perigo.
A grande chance para os cariocas veio aos 25min. Em disputa com Deco na área, Richarlyson tocou a bola com a mão, aparentemente de forma acidental, mas o árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti. Washington foi para a cobrança diante de seu ex-clube, mas Rogério Ceni caiu bem para a esquerda e defendeu a batida do centroavante.
O goleiro são-paulino se destacou de novo aos 27min, espalmando para escanteio um chute perigoso de Deco de dentro da área. A primeira defesa de Fernando Henrique no segundo tempo aconteceu só aos 34min, em tentativa de longa distância de Richarlyson, no meio do gol.
Marcelinho teve a última chance de colocar o São Paulo na frente aos 41min, após cruzamento da esquerda, mas desviou para fora, frente a frente com o gol.
FICHA TÉCNICA
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/8/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
GOLS: Deco, 8'/1T (FLU); Rogério Ceni, 34'/1T (SÃO); Fernandão, 35'/1T (SÃO); Leandro Euzébio, 14'/ 2T (FLU)
Cartões amarelos: Mariano (FLU); Marcelinho, Richarlyson (SÃO)
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Mariano, Leandro Euzébio, André Luis e Julio Cesar; Diogo, Fernando Bob, Belletti (Rodriguinho, Intervalo), Conca e Deco; Washington.
Técnico: Muricy Ramalho.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Renato Silva (Jorge Wagner, 33'/2T), Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Rodrigo Souto, Richarlyson e Marcelinho; Fernandinho (Marlos, 19'/2T) e Fernandão (Cleber Santana, 7'/2T).
Técnico: Sérgio Baresi.
MELHORES MOMENTOS
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Wellington Rato acerta com rival e não joga mais pelo São Paulo
- ALTA VALORIZAÇÃO! São Paulo avalia situação de Esteves, lateral do Vitória, após bom Brasileirão
- SAÍDA DE LATERAIS! São Paulo intensifica busca e quer lateral destaque após saída de Rafinha e Moreira