
SÃO PAULO - Se ainda quiser sonhar com o sétimo título brasileiro, o São Paulo não pode remoer o fracasso na Copa Libertadores, competição da qual foi eliminado pelo Internacional. O clube está a apenas três pontos de distância da zona do rebaixamento. E o pior: perdeu seu camisa 10, Hernanes, e o técnico Ricardo Gomes. Nada disso, porém, reduz a necessidade de um bom resultado contra o Atlético-PR, neste domingo, às 18h30, na Arena da Baixada, com cobertura do Estadão.com.br e transmissão ao vivo da Rádio Eldorado/ESPN.
A Libertadores, como sempre ocorre, era a joia do São Paulo no ano. Mas, numa rotina que se repete desde 2006, a equipe perdeu para um adversário brasileiro na competição. A quinta eliminação consecutiva doeu muito e abalou as estruturas do clube. Hernanes partiu para a Lazio, da Itália, e Ricardo Gomes foi dispensado depois de levar o time à terceira posição do Brasileiro em 2009 e às semifinais do Paulista e do torneio continental neste ano.
A diretoria pede tempo para resolver quem será o novo técnico. "Agora teremos algumas semanas de jogos apenas nos finais de semana, então temos um pouco mais de tranquilidade para escolher o nome do próximo comandante", explica o vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Por enquanto, o encarregado será, outra vez, Milton Cruz. Embora conheça o grupo, o interino mal sabe por onde começar.
"Ainda não sei quais jogadores terei à disposição. Tenho de ver com o departamento médico quem não tem condições físicas e dar uma conversada com o pessoal para avaliar quem está bem psicologicamente", conta o auxiliar, que vai escalar o time apenas minutos antes da partida contra os paranaenses. "A diretoria me pediu para segurar um pouco esta situação e disse que não gostaria que eu fosse o técnico para não ter de me expor no futuro. Tenho uma função importante no clube."
Milton já terá a dura tarefa de encontrar um substituto para Hernanes no próprio elenco, já que o clube não pretende se reforçar na posição. Ainda precisará suprir as ausências de Xandão (lesão no tornozelo) e Alex Silva (contusão no joelho direito). Ambos não têm previsão de retorno, mas o segundo pode ficar fora por pelo menos um mês e sofrer uma artroscopia.
Dagoberto é afastado. O interino também não poderá contar com Dagoberto. O atacante foi afastado pela diretoria. A justificativa oficial: evitar o desgaste de voltar à Arena da Baixada, de onde saiu brigado em 2007. Mas o fato é que os dirigentes não gostaram da postura descompromissada do jogador diante do Inter, na Libertadores. O São Paulo só espera chance para negociá-lo. "Ainda não tem nada concreto, mas vamos gostar se chegar alguma proposta", diz Leco. Miranda é outro que pode sair. COLABOROU MARCIUS AZEVEDO, do JT
VEJA TAMBÉM
- RESCINDIU! São Paulo e empresa interrompem patrocínio milionário em camisa Tricolor
- RETORNOS DE LESÃO! Lucas de volta? Zubeldía esclarece situação dos lesionados do São Paulo
- FIM DE JOGO! O Tricolor vence a primeira noo Brasileirão!