A diretoria do São Paulo decidiu que o técnico Ricardo Gomes fica até quinta-feira para enfrentar o Internacional, no segundo jogo da semifinal de Libertadores. Mas cobra uma mudança de comportamento da equipe hoje, contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro, às 18h30. Pressionado, o treinador até abriu mão de poupar titulares esta noite.
Ontem, no último treino antes da partida no Morumbi, o vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, passou praticamente o tempo todo conversando com o treinador. "Não tem novidade, o Ricardo continua", afirmou.
Na conversa, o dirigente, no entanto, exigiu que o treinador também reveja sua maneira de agir. Para ele, o comportamento de alguns jogadores não condiz com o que o clube deseja e que só Ricardo Gomes tem condições de mudar isso.
"Foi muito ruim, um futebol pequeno, sem coragem e força contra um adversário daquela qualidade", disse, referindo-se à derrota para o Inter por 1 a 0, na quarta-feira. "Foi um jogo com futebol reduzido, fora da tradição do São Paulo. Temos de mudar. Se não mudarmos de atitude, fica praticamente impossível."
Ricardo Gomes sabe que não tem para onde fugir. O jogo de hoje é a última chance para acertar o time para o duelo de quinta-feira. Assim, dos titulares, apenas o volante Rodrigo Souto, desgastado, começa no banco. "O tempo de recuperação agora é maior. Você recupera todo mundo com tranquilidade. O Rodrigo é o único jogador que tenho um cuidado especial porque ele passou o período da Copa se recuperando de lesão."
O volante Casemiro deve ganhar mais uma chance. Para o lugar de Richarlyson, machucado, o treinador deve colocar Cléber Santana. Ricardo Gomes só não adiantou se fará alguma outra mudança tática.
Ricardo Oliveira é alternativa, mas ainda não tem condições de jogar os 90 minutos. "Antes do clássico contra o Santos, falei que não iria jogar para salvar o emprego e coloquei os reservas. Agora vou procurar colocar em campo o mesmo time que jogará na quinta-feira."
Um novo tropeço hoje - são quatro derrotas e um empate pós-Copa - não custará o seu emprego, mas, se ele não passar pelo Inter, será o fim da linha. "É assim mesmo, não tenho que me sentir fragilizado. O que existe são resultados."
A diretoria prefere não se adiantar, embora seja claro o destino em caso de queda. "Vamos fazer uma avaliação do trabalho. O próprio Ricardo fará sua avaliação."
A torcida Independente vai protestar hoje no Morumbi. Segundo o comunicado da organizada, o protesto será contra o "descaso, falta de comprometimento e corpo mole".
O Ceará também desandou após a Copa. Sob o comando de Estevam Soares - que substitui Paulo César Gusmão, agora no Vasco - o time não venceu
Richarlyson. O volante está fora do jogo com o Inter. Ele reclamou de dores na região posterior da coxa esquerda e exame de ressonância magnética apontou um estiramento. A previsão do retorno é de três semanas.
VEJA TAMBÉM
- MERCADO DA BOLA: Saiba sobre as novas contratações e saídas do São Paulo
- CONVITE AO DYBALA! Hernanes convida Dybala a se juntar ao São Paulo: Venha ser feliz
- ADEUS! Rodrigo Nestor avança em negociação e deve jogar em rival em 2025