Sérgio Mota
Santos e São Paulo se enfrentam neste domingo, à s 16 horas, na Vila Belmiro, procurando espantar a crise que ambos vivem no Campeonato Brasileiro. O Peixe vem de três derrotas consecutivas nesta retomada do Brasileirão, após a paralisação para a disputa da Copa do Mundo. O Tricolor também não vive uma boa fase. Com duas derrotas e um empate no mesmo perÃodo, os são paulinos vivem uma forte cobrança por melhores resultados. Mas o pensamento dos dois parece estar mesmo nos jogos do meio da semana.
De olho na final da Copa do Brasil - que terá o seu primeiro jogo contra o Vitória, na próxima quarta-feira, na Vila -, os santistas tentam, antes, voltar a ganhar na Série A do Brasileiro para readquirir parte da confiança perdida neste reinÃcio da competição.
"Vamos continuar tentando, buscando reencontrar o nosso caminho. Conversei com os atletas e é importante que nessa hora não percamos a confiança. Tudo o que nós fizemos no ano não pode ser jogado por terra. Temos jogos importantes pela frente e, obrigatoriamente, vamos buscar a reabilitação", comentou o técnico Dorival Júnior.
Para este confronto, o treinador estuda a opção de poupar alguns de seus titulares, visando o duelo que abre a decisão da Copa do Brasil. A tendência é que Dorival realmente preserve alguns de seus principais jogadores para a partida contra o Rubro-Negro.
"Estou pensando e vou analisar direitinho, para ver o que vai se passar daqui pra frente. Sei que é difÃcil esquecer a final, pois estamos perto da decisão. No entanto, jamais estaremos preparados para uma derrota. Até porque, nós precisamos voltar a jogar de maneira mais decisiva no campeonato", ponderou.
No meio-campo, sem Arouca, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a tendência é que o comandante escale Rodriguinho ou Roberto Brum como titular. Além disso, Robinho e Neymar devem ser poupados, para o jogo contra o Vitória. Em seus lugares, Marquinhos (recuperado de lesão) e Madson devem jogar, respectivamente.
Por outro lado, o técnico alvinegro poderá contar com as voltas do zagueiro Durval e do meia Paulo Henrique. Os dois, que não atuaram na derrota para o Atlético-PR, pois cumpriam suspensão, devem "reforçar" o time titular de Dorival Júnior.
No Tricolor, a cabeça também pensa pouco no clássico contra o Santos, já que o mesmo antecede uma das partidas mais importantes da temporada: o jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores, contra o Internacional. Por isso, Ricardo Gomes colocará em campo os reservas.
"Sempre é obrigação vencer um clássico, mas não é porque é uma partida grande que vou colocar em risco algo que foi planejado há meses. Vou seguir o planejamento. Não é teimosia. É porque acredito que vai dar certo", explicou Ricardo Gomes, ao explicar porque apenas Rogério Ceni e Jean devem ser utilizados no confronto - ainda assim, a presença do volante é dúvida.
De resto, os atletas reservas e até improvisações. Renato Silva vai atuar como lateral direto. No ataque, a possibilidade de ficar sem Dagoberto ou Fernandão para a decisão da Libertadores pode fazê-lo poupar também os reservas Washington e Fernandinho. Além disso, o Tricolor poderá ter em campo jovens promessas como Samuel, Thiago Motta, Diogo e Casemiro.
"Estou muito tranquilo. O Ricardo Gomes passou muita coisa boa e, independente da situação do clube, temos que entrar em campo e dar o máximo para o São Paulo", disse o zagueiro Samuel, animado para sua estreia pelo Tricolor Paulista. "Temos que ganhar esse jogo para melhorar a classificação", complementou o técnico, incomodado com a sequência negativa.
Lucas Piazon
VEJA TAMBÉM
- QUAL SUA OPINIÃO? Torcida do São Paulo não é a favor de envolver Moreira em negociação por Wendell
- REFORÇO! Mateus Pereira é o novo meio-campista do São Paulo
- Casares apresentará proposta de negociação com magnata grego ao Conselho do São Paulo