Após quase 20 anos desde que marcou o famoso gol que garantiu ao Barcelona o título da Champions League de 2006 contra o Arsenal, Juliano Belletti, ex-lateral direito do São Paulo, está prestes a conquistar um grande feito na sua nova carreira como treinador da equipe sub-19 do clube. Nesta segunda-feira, às 13h (horário de Brasília), em Nyon, na Suíça, o Barcelona se enfrentará ao surpreendente Trabzonspor, da Turquia, em busca do triplete na temporada.
Desde que assumiu o comando em julho de 2023, Belletti se mostrou confiante nas habilidades dos jovens talentos da Catalunha. “Os rapazes estão confiantes, que é o que pedimos sempre, e estão entusiasmados. Tento controlar a ansiedade de jogar a final, deixar os pés bem assentes na terra e valorizar tudo o que fizemos para chegar até aqui”, comentou o treinador, que possui uma vasta experiência em momentos decisivos, tanto dentro como fora de campo.
?? @julianobelletti: "El treball en equip és el que ens ha portat fins a la final i això és el que ens pot fer campions"
— FC Barcelona - Masia (@FCBmasia) April 27, 2025
?? Les declaracions del tècnic del Juvenil A i del jugador, Juan Hernández, prèvies a la final de la @UEFAMensYouth d'aquest dilluns
??? pic.twitter.com/GhOKgBI60T
Comandando a equipe com habilidade, Belletti já conquistou dois títulos importantes: o Campeonato Espanhol sub-19 e a Copa do Rei Juvenil. Para chegar à final da Young Champions League, o Barcelona enfrentou equipes de grande qualidade, como Bayern de Munique, Aston Villa, Borussia Dortmund e Stuttgart, eliminando o AZ, da Holanda, na semifinal. Por outro lado, o Trabzonspor surpreendeu ao eliminar clubes renomados como Atalanta, Juventus e Inter de Milão em sua jornada até a decisão.
Juliano Belletti, que foi pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, teve uma trajetória notável como jogador. Ele passou por importantes clubes, como Barcelona e Chelsea, além de iniciar sua carreira no Cruzeiro e atuar em clubes como São Paulo, Atlético Mineiro e Fluminense. Sua jornada como treinador começou em 2021, quando foi auxiliar técnico do Cruzeiro, e mais tarde, atuou como treinador sub-20 do São Paulo antes de sua chegada ao Barcelona.
Demos graças a Deus qdo saiu, estava fazendo um péssimo trabalho.