A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a competição de base mais tradicional do Brasil, deu início à sua 55ª edição nesta quinta-feira, 2 de janeiro. O torneio, que conta com a participação de 128 clubes, será transmitido ao vivo pelos canais Sportv, Cazé TV e pelo canal oficial da Federação Paulista de Futebol no Youtube. O São Paulo FC, conhecido por sua excelência na formação de jovens atletas, está em busca de retomar o protagonismo na competição, apesar de ter conquistado apenas cinco títulos na história do torneio. O clube opta geralmente por escalar jogadores com menos de 20 anos, promovendo os mais velhos ao time profissional.
Para esta edição, a estratégia do São Paulo mudou: o time promete apostar na base vitoriosa da Copa do Brasil Sub-20 e no trabalho do técnico Allan Barcellos, uma das promessas reveladas pelo clube. O elenco para a competição foi amplamente selecionado e inclui goleiros como João Pedro, Luciano e João Nazari, além de laterais, zagueiros, volantes, meias e atacantes que prometem fazer a diferença.
A estreia do Tricolor na Copinha está agendada para o dia 4 de janeiro, e a expectativa é alta entre os torcedores. Entre os destaques do elenco, o atacante Ryan Francisco, apenas 18 anos, tem se destacado como um talento notável, alcançando a marca de 90 gols nos últimos dois anos e sendo comparado a Endrick, ex-jogador da base são-paulina. Seu desempenho no sub-17 resultou em artilharias tanto no Campeonato Paulista quanto no Brasileirão, somando um total de 45 gols em 2023.
O São Paulo está no Grupo 11 da Copinha, ao lado do XV de Jaú, Picos-PI e Serra Branca-PB, com todos os jogos sendo disputados no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. O calendário das partidas é o seguinte: São Paulo x Serra Branca-PB em 04 de janeiro às 19h, transmitido pelo Sportv; São Paulo x Picos-PI em 07 de janeiro às 19h, transmitido pela Cazé TV; e XV de Jaú-SP x São Paulo em 10 de janeiro às 21h30, novamente pelo Sportv.
O formato da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 prevê que os dois primeiros times de cada grupo avançam para a 2ª fase em formato de mata-mata, levando um total de 64 clubes em busca do título até a final marcada para o dia 25 de janeiro, no Pacaembu. Esta será uma grande oportunidade para o São Paulo mostrar a força de sua base e buscar mais um troféu na rica história do clube.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO A CAMINHO? Natanael de fora no Coritiba devido ao interesse do São Paulo
- EXPERIENTES NA COPINHA! São Paulo leva quatro atletas do time profissional à Copinha
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima da contratação de Enzo Díaz, do River Plate