publicidade

Bola de Prata 1981: a seleção do Campeonato Brasileiro em destaque

A 12ª edição do Prêmio Bola de Prata, realizada em 1981, foi um marco histórico, especialmente para o Grêmio, que conquistou seu primeiro título do Campeonato Brasileiro ao derrotar o São Paulo por 1 a 0 na final, com um gol anotado por Baltazar. O torneio contou com a participação de 44 clubes, e a artilharia ficou a cargo do atacante Nunes, do Flamengo, que balançou as redes 16 vezes. A maior goleada do campeonato foi protagonizada pelo Internacional, que venceu o Palmeiras com um expressivo 6 a 0.

Embora tenha terminado como vice-campeão, o São Paulo se destacou na premiação ao levar para casa o maior número de troféus, totalizando três. O Grêmio, campeão do torneio, acabou com duas estatuetas, incluindo a prestigiada Bola de Ouro, concedida ao melhor jogador do campeonato, que, nesse ano, foi Paulo Isidoro. Após uma ausência de quatro anos sem premiar jogadores estrangeiros, o Prêmio Bola de Prata retornou a reconhecer talentos internacionais, premiando o goleiro paraguaio José Benítez, do Internacional, e o zagueiro uruguaio Darío Pereyra, do São Paulo.

A seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata de 1981 contou com os seguintes jogadores: no gol, José Benítez (Internacional); na lateral-direita, Perivaldo (Botafogo); como zagueiros, Moisés [Matias de Andrade] (Bangu) e Darío Pereyra (São Paulo); na lateral-esquerda, Marinho Chagas (São Paulo); como volante, Zé Mário (Ponte Preta); nos meios-campistas, Elói (Inter de Limeira) e Paulo Isidoro (Grêmio); e no ataque, Paulo César Camassuti (São Paulo), Roberto Dinamite (Vasco) e Mário Sérgio (Internacional). Esta seleção reflete não apenas a competitividade do torneio, mas também a qualidade dos jogadores que brilharam naquela temporada.

O reconhecimento dos jogadores de destaque em 1981 reforçou a importância do campeonato no cenário do futebol brasileiro, contribuindo para a construção da história do esporte no país. A combinação de talentos nacionais e internacionais elevou ainda mais o nível da competição, encantando os torcedores e solidificando o legado de grandes clubes e atletas.


VEJA TAMBÉM
- MOLECADA DA BASE? Zubeldía anuncia equipe reserva para duelo contra o Botafogo
- SERÁ QUE VEM? São Paulo negocia com craque que ficou sem clube
- TROCA DE 10? Luciano pode ser negociado para viabilizar contratação de Oscar em 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.