O São Paulo garantiu a classificação antecipada para as quartas de final do Campeonato Paulista após vencer o São Bento, na última terça-feira, por 3 a 0, fora de casa. Com duas rodadas ainda restando na fase de grupos, se engana quem pensa que o time vai deixar o ritmo cair.
Isso porque ainda há muita coisa em jogo para o Tricolor nestas duas rodadas finais. A primeira (e mais importante delas) é a classificação geral do Paulistão. O primeiro colocado tem a chance de disputar todas as decisões sob seu mando – quartas e semifinal são jogo único, e a final tem ida e volta.
LEIA TAMBÉM: São Paulo recebe ofertas de clubes brasileiros por Nathan, revela portal
Com 20 pontos conquistados, o São Paulo tem a segunda colocação geral, ficando atrás apenas do Palmeiras (21 pontos e um jogo a menos). O São Bernardo também tem 20 pontos, mas fica atrás pelo saldo de gols. O time do ABC, porém, tem um jogo a menos e ainda pode ultrapassar o Tricolor.
Desta maneira, a equipe comandada por Rogério Ceni precisa vencer pelo menos um dos dois jogos e torcer por tropeços das outras duas equipes. O próximo duelo, inclusive, é entre São Paulo e São Bernardo, no sábado, às 18h30, no Morumbi. A equipe finaliza a fase de grupos contra o Botafogo-SP, no dia 5 de março, às 16h.
Liderança no grupo
Antes mesmo da classificação geral, o São Paulo ainda pensa na liderança do Grupo B. Isso porque o Água Santa segue o time de perto, com 17 pontos, e ainda tem a chance de ultrapassar o Tricolor. Nova vitória do time de Ceni acaba com essa possibilidade. O líder do grupo enfrenta o segundo colocado e tem o mando de campo.
Por conta desses dois fatores principais, Ceni não deve poupar muitos jogadores nas duas rodadas finais. A meta é conseguir a melhor classificação possível.
– Acredito que para essas últimas duas vamos com o que temos de melhor, logicamente respeitando o cansaço em alguns setores nossos – afirmou o técnico em entrevista coletiva.
– A fase classificatória determina muita coisa, foi assim nos últimos anos. Vamos lutar muito para ter a melhor posição possível, agora classificados. Primeiro terminar na frente do Água Santa, que vem bem, jogando bem, é ter a vantagem no Morumbi para jogar contra o Água Santa, e depois numa semifinal, mesmo sem ter o Morumbi, onde quer que a gente jogue, que tenha o apoio da nossa torcida – acrescentou.
Aumento da concorrência
O fato de não poupar muitos titulares pode aumentar ainda mais a concorrência dentro do elenco. Há jogadores que têm crescido de rendimento e já começam a disputar vaga com os atuais titulares de Ceni.
Os dois casos mais recentes são os de Luan e Pedrinho. Ambos são reservas, mas quando acionados têm correspondido. Nos dois últimos jogos, inclusive, Pedrinho saiu do banco e fez gol.
As laterais também têm aumentado a concorrência. Nathan e Caio Paulista foram titulares nos últimos jogos e receberam elogios de Ceni.
São Paulo, briga, vaga, antecipada, mata-mata, Paulistão